Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 5 n. 1 (2018): Tema Livre

CAUSAS DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM ENSINO DE SOCIOLOGIA/IFCH/UFRGS

  • Alinny Luiza Ricco Ávila
Enviado
August 2, 2018
Publicado
2018-08-02

Resumo

A evasão é um dos maiores obstáculos do ensino a distância, segundo o Censo
EAD Brasil 2013. Este estudo objetiva verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no Curso de Especialização a Distância em Sociologia para Professores do Ensino Médio, realizado pelo Departamento de Sociologia do IFCH da UFRGS, em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), com 300 alunos inicialmente matriculados. O referencial teórico adotado apreende o mundo social por meio da teoria bourdieusana da dominação masculina. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo, visando buscar possíveis causas para a evasão dos alunos no curso, validando-se ou não, em última análise, os elementos colhidos na revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.