CAUSAS DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM ENSINO DE SOCIOLOGIA/IFCH/UFRGS

Autores

  • Alinny Luiza Ricco Ávila

Resumo

A evasão é um dos maiores obstáculos do ensino a distância, segundo o Censo
EAD Brasil 2013. Este estudo objetiva verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no Curso de Especialização a Distância em Sociologia para Professores do Ensino Médio, realizado pelo Departamento de Sociologia do IFCH da UFRGS, em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), com 300 alunos inicialmente matriculados. O referencial teórico adotado apreende o mundo social por meio da teoria bourdieusana da dominação masculina. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo, visando buscar possíveis causas para a evasão dos alunos no curso, validando-se ou não, em última análise, os elementos colhidos na revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-08-2018

Como Citar

ÁVILA, A. L. R. CAUSAS DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO À DISTÂNCIA EM ENSINO DE SOCIOLOGIA/IFCH/UFRGS. Revista Contraponto, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/85473. Acesso em: 29 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos