SEMINÁRIO INTEGRADO: UM ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTUDANTES E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO NO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
O Seminário Integrado é um espaço de articulação entre o trabalho, a ciência e a cultura e passou a integrar o currículo do Ensino Médio Politécnico do Rio Grande do Sul a partir de 2012. Este artigo apresenta uma das categorias emergentes resultante de uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológico-hermenêutica com objetivo de investigar o que se mostra nas teses e dissertações sobre Seminário Integrado (SI), em cursos de Pós-Graduação no Rio Grande do Sul, no período de 2012 a 2016. Ser professor de Seminário Integrado: espaço para ressignificar a pesquisa em sala de aula e a docência no coletivo é o titulo da categoria apresentada nesse artigo resultante da análise textual discursiva (ATD) das pesquisas investigadas. A análise mostrou que os professores: buscaram formação para compreender melhor o SI e o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa em sala de aula; passaram a questionar e problematizar a sua realidade; a repensar questões historicamente postas como verdades absolutas; a construir um currículo mais próximo dos estudantes, valorizando seus saberes e construindo o conhecimento por meio da pesquisa, promovendo maior interação na sala de aula e possibilitando aos professores criarem, planejarem, desenvolverem e refletirem suas propostas de ensino. Também mostrou que a pesquisa ainda é própria das Universidades e que os professores da Educação Básica deveriam ocupar espaços de estudos e de investigação dentro das instituições escolares, produzindo conhecimento por meio da pesquisa sobre a formação nesse nível de ensino.Downloads
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