EMOÇÕES E PERFORMANCES: UMA ABORDAGEM CULTURAL SOBRE PROCESSOS DE CONTESTAÇÃO CONTEMPORÂNEOS
Resumo
Recentemente presenciamos processos de contestação em várias partes do mundo que apresentaram desafios ao campo de pesquisa de movimentos sociais. No Brasil, as manifestações contra a corrupção e pró-impeachment são um exemplo desse fenômeno, as quais reforçam a carência de instrumentos teórico-metodológicos para a compreensão desse ativismo contemporâneo. Esse artigo apresenta uma proposta de aproximação à abordagem cultural de estudos sobre os processos de contestação, especificamente a partir das emoções, a fim de avançar na superação dessa limitação presente no campo. Nesse artigo é apresentado uma possibilidade de como trabalhar as emoções na sua relação com performances públicas de contestação. Essa proposta contribui na problematização de uma visão marcadamente utilitarista, pragmática e/ou estratégica das performances de protesto, que as vê como um meio ou instrumento para atingir um determinado fim prático da organização/movimento. Para sua realização propõe-se a abordagem metodológica baseada em mecanismos causais. Primeiramente são estabelecidas correlações entre tipos de performances e categorias emocionais (que serão identificadas nos eventos de protesto), por fim, através de entrevistas semiestruturadas, são identificados os mecanismos que explicam tais correlações. Essa pesquisa, então, desloca a atenção para a dimensão emotiva das performances e, identifica-se que ao mesmo tempo, expressam e produzem emoções dos/nos participantes.
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