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Monografias

v. 2 n. 2 (2015): Tema Livre

Currículo: do conhecimento eleito à construção sociocultural

  • Natiane Cristina Costa Nascimento
  • Maria Aparecida da Silva
Enviado
April 13, 2016
Publicado
2016-04-13

Resumo

A presente obra concebe o currículo como construção social incessante e interessada, como lugar de disputas e conflitos; um lugar de emergência de alterações, de intimidades e de negociações. Propõe os atos de currículo, ou seja, como currículos são concebidos por seus atores, como são transformados, como essas mudanças se efetivam, como se preservam concepções e práticas. O autor focaliza, em síntese, como os atores definem as situações curriculares e desenvolvem pontos de vista a seu respeito. Argumenta que o currículo tem sido apresentado à sociedade como uma tradição prescritiva e restritiva, e representa longa história de exclusões, alijamentos e privilégios de alguns no processo formativo. O autor propõe repensar o currículo como “atos” de modo que todos os envolvidos sejam considerados como atores-autores sociais e seres curriculantes.

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