O desenho institucional e as instituições participativas: conselhos gestores de políticas públicas e orçamentos participativos

Autores

  • Priscila Gualberto de Lima

Resumo

Este artigo investiga o desenho institucional das instituições participativas (IPs) e sua influência em experiências de participação política. Na primeira seção, será analisado um aspecto significativo relacionado às instituições, qual seja, o desenho institucional e sua relação com as práticas democráticas, a partir de bibliografia especializada sobre o tema. A segunda seção apresentará um breve panorama dessas IPs no Brasil, mostrando seu início após a redemocratização do país, os questionamentos feitos em relação aos seus resultados e as dificuldades em sua implementação. Finalmente, serão mostrados os estudos e pesquisas empíricas realizadas sobre as instituições participativas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-04-2014

Como Citar

GUALBERTO DE LIMA, P. O desenho institucional e as instituições participativas: conselhos gestores de políticas públicas e orçamentos participativos. Revista Contraponto, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/46232. Acesso em: 29 mar. 2024.