APRESENTAÇÃO

Autores

  • Carlos Fabris
  • Juliano Lobato Colla

Resumo

Apresentação do Dossiê Temático

Organizadores: 

Carlos Fabris

Doutorando em Sociologia no Max-Weber-Institut da Universidade de Heidelberg (Alemanha). e-mail: carlos.fabris8@gmail.com

Juliano Lobato Colla

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). e-mail: juliano.l.colla@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Fabris

Doutorando em Sociologia no Max-Weber-Institut da Universidade de Heidelberg (Alemanha). e-mail: carlos.fabris8@gmail.com

Juliano Lobato Colla

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). e-mail: juliano.l.colla@gmail.com

Referências

BELUSSO, Osmar Antonio. O envolvimento de adolescentes com o “mundo do crime” e o processo de construção social das masculinidades. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Programa de Pós-Graduação em Sociologia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021

BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: Crítica da violência ética. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

COLLA, Juliano Lobato. A verdade dos fatos e a verdade dos sujeitos: enquadramentos, sujeições e agenciamentos em processos de homicídio. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Programa de Pós-Graduação em Sociologia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.

CORRÊA, Mariza. Morte em família: representações jurídicas de papéis sexuais. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

DURKHEIM, Émile. O individualismo e os intelectuais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

FABRIS, Carlos. A moral do nosso tempo: os diagnósticos de época morais de Max Weber e Émile Durkheim. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Programa de Pós-Graduação em Sociologia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.

FACHINETTO, Rochele Fellini. Quando eles as matam e quando elas os matam: uma análise dos julgamentos de homicídio pelo tribunal do júri. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012

FELTRAN, Gabriel. Valor dos pobres: a aposta no dinheiro como mediação para o conflito social contemporâneo. Cadernos CRH, v. 27, p. 495-512, 2014

FELTRAN, Gabriel. Fronteiras de tensão: política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo: Editora da Unesp; CEM, 2011

KANT DE LIMA, Roberto. Cultura Jurídica e Práticas Policiais: a tradição inquisitorial. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 10, n. 4, p. 65-84, jun. 1989.

MACHADO DA SILVA, Luiz Antonio. Sociabilidade Violenta: por uma interpretação da criminalidade contemporânea no Brasil urbano. Sociedade e Estado, Brasília, v. 19, n. 1, p. 53-84, jan./jun. 2004.

.

MISSE, Michel. Crime, Sujeito e Sujeição Criminal. Aspectos de uma contribuição analítica sobre a categoria bandido. Lua Nova (Impresso), v. 79, p. 15-38, 2010.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. São Paulo: Editora UNB, 2004. v. 2

WEBER, Max. Ciência e política: duas vocações. Tradução: Leônidas Hegenberg. 18. ed. São Paulo: Cultrix, 2011.

WEISS, Raquel. Durkheimian Revolution in Understanding Morality: Socially Created, Scientifically Grasped. In: MCCALLUM, D. (Ed.). The Palgrave Handbook of the History of Human Sciences. Singapore: Springer Nature Singapore, 2022. p. 133–158.

WERNECK, Alexandre. Sociologia da moral como sociologia da agência. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 12, n. 36, pp. 704-718, Dezembro de 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

08-01-2024

Como Citar

FABRIS, Carlos; LOBATO COLLA, Juliano. APRESENTAÇÃO. Revista Contraponto, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e240108, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/137891. Acesso em: 16 set. 2026.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pensar entre a Moral e a Violência: diálogos possíveis e conexões necessárias