A dualidade hierarquia e igualdade na modernidade brasileira e indiana: a experiência das ações afirmativas

Autores

  • Lidia Bueno Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Brasil e Índia adotam as políticas de ações afirmativas, dispositivos que têm como finalidade a diminuição da diferença entre castas e classes nos contextos contemporâneos desses países. Em termos sociológicos, torna-se importante indicar a persistência do modelo hierárquico, entendido como um dos eixos estruturantes para compreender o universo das relações sociais nas formações socioculturais e econômicas dos dois países. A construção deste trabalho teve como objetivo a reflexão sobre o modelo de modernização clássico hegemônico, o conceito de hierarquia e o papel das ações afirmativas na dualidade entre hierarquia e igualdade. A partir de uma
abordagem comparada sobre as políticas de ação afirmativa no Brasil e na Índia, utilizo os referenciais das políticas públicas, da teoria das modernidades múltiplas, das análises sobre a ordem global e dos estudos inspirados na obra clássica de Dumont (1997) que focaliza os discursos de modernização versus hierarquia, e hierarquia versus igualdade. O diálogo com os diferentes autores possibilitou uma construção reflexiva sobre as repercussões da teoria da modernização clássica, adotada pelos países considerados em desenvolvimento, e como as políticas públicas de ações
afirmativas operam nesse cenário. O paradoxo da noção de igualdade e hierarquia apresenta-se potencialmente fértil para entender o processo histórico das tentativas de mitigação das desigualdades sociais que afetam estes países, a partir das políticas públicas igualitárias de natureza reparatória, as ações afirmativas.

Palavras-Chave: Ações Afirmativas; Hierarquia; Igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidia Bueno Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Sociais, mestranda no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (UFRGS). Interessada em assuntos sobre políticas públicas, ações afirmativas, principalmente hierarquia e igualdade.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

PEREIRA, L. B. A dualidade hierarquia e igualdade na modernidade brasileira e indiana: a experiência das ações afirmativas. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/117318. Acesso em: 19 abr. 2024.