Masculinidades na seleção de parceiros entre usuários do Grindr na cidade de Santa Maria - RS

Autores

Resumo

A pesquisa tem como tema a busca afetiva-sexual entre homens usuários do
aplicativo Grindr em Santa Maria-RS. O Grindr é um aplicativo de geolocalização desenvolvido, inicialmente, para homens gays e bissexuais se relacionarem. Ele foi criado pelo norte-americano Joel Simkhai. O aplicativo pode ser acessado em smartphones e tablets, e está disponível para Android e Iphone. Estudos sobre a plataforma evidenciam padrões recorrentes na busca afetiva-sexual dos usuários, destacando rígidas normas estéticas de construção do corpo e da masculinidade, que se materializam na construção dos perfis e nos critérios subjetivos da busca. Compreendendo que padrões associados à masculinidade hegemônica influenciam na seleção de parceiros, busco investigar os espaços urbanos da cidade de Santa Maria-RS, caracterizada como grande polo militar e universitário, e como esses espaços influenciam na (in)visibilidade de determinados perfis. O estudo está em andamento e utiliza-se da etnografia digital, compreendendo as plataformas digitais como espaços passíveis de investigação sociológica. Os métodos de coleta de dados consistem na análise dos perfis que integram a plataforma e na entrevista semiestruturada com usuários do aplicativo. A análise coloca em evidência a pluralidade de discursos referentes à masculinidade. Há presença de perfis de usuários que reiteram uma masculinidade pautada na heterossexualidade ao se descreverem como machos ou “normais”, no entanto, há também perfis que desconstroem essa norma de masculinidade e reivindicam outras formas de existência para além das concepções hegemônicas de masculinidade.

Palavras-Chave: Masculinidades; Aplicativos; Mídias Digitais; Grindr.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel da Silva Stack, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2019). Mestrando em Ciências Sociais PPGCS/UFSM. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em sociologia da saúde e antropologia digital, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, sexualidade, mídias digitais, corpo e saúde.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

STACK, D. da S. Masculinidades na seleção de parceiros entre usuários do Grindr na cidade de Santa Maria - RS. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/117266. Acesso em: 29 mar. 2024.