Ação sindical bancária e repertórios de mobilização na pandemia do COVID-19

Autores

Resumo

A pandemia do COVID-19 e o inesperado distanciamento social impuseram muitos constrangimentos e desafios à atuação política e reivindicatória do movimento sindical em 2020. Nesse sentido, o estudo se baseia em uma pesquisa de campo etnográfica junto aos dirigentes sindicais bancários do interior do Rio Grande do Sul, para analisar os repertórios de mobilização colocados em prática pelo sindicalismo bancário, durante o primeiro ano de pandemia, bem como as possibilidades e desafios da atuação sindical. Os resultados mostraram que os confrontos do sindicato não se restringiram às pautas habituais, como garantir salários e condições de trabalho, havendo um deslocamento dos repertórios de mobilização para a defesa da saúde e da própria vida dos trabalhadores. Portanto, apesar do distanciamento social
imprevisto e consequentes restrições à atuação sindical, o processo de mobilização continuou, de forma predominante, pelos meios digitais. Por fim, observou-se que a pandemia do COVID-19 também possibilitou o reinventar da ação sindical, com foco na segurança e proteção da vida dos bancários e de suas famílias. 

Palavras-Chave: Sindicalismo; Repertórios de mobilização; Pandemia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carilo Marzari Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Mestrando do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Univerdade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

MACHADO, C. M. Ação sindical bancária e repertórios de mobilização na pandemia do COVID-19. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/116401. Acesso em: 28 mar. 2024.