Sobre as lógicas de aquisição de valor monetário dos bens ambientais no mercado segurador e no poder judiciário

Autores

  • Anne Pinto Brandalise UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar as possibilidades de estudos a partir da Sociologia econômica, sobre diferentes lógicas e racionalidades econômicas utilizadas em processos de valoração ambiental. Elegemos o mercado de seguros ambientais e as ações judiciais ambientais como possibilidades de amostras de investigação destes processos de construção do valor monetário ambiental. Os mercados, passíveis de análise sociológica, são compreendidos e estudados aqui como construções sociais, os processos que ocorrem no estudo dos mercados incluem, de forma central as relações sociais que se estabelecem e que determinam as dinâmicas econômicas que refletem uma precificação do meio ambiente.

Palavras-Chave: Sociologia econômica; Mercados; Valoração; Meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Pinto Brandalise, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Doutoranda junto ao Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Pós graduação, nível de especialização, em Direito Ambiental pela UFSC , graduação em Direito  e Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (2018), vinculada a área de pesquisa Trabalho, Organizações e Identidade, estudos em Sociologia Econômica e Meio Ambiente. 

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

BRANDALISE, A. P. Sobre as lógicas de aquisição de valor monetário dos bens ambientais no mercado segurador e no poder judiciário. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/116399. Acesso em: 2 maio. 2025.