Influência do contexto escolar sobre o envolvimento parental em nível de ensino médio em Fortaleza-CE

Autores

Resumo

Escolha escolar e o envolvimento parental são um importante objeto em sociologia da educação. Esses processos estão condicionados tanto aos contextos socioeconômicos das famílias quanto ao quadro de oportunidades escolares e institucionais. Em uma perspectiva teórica orientada por Bernard Lahire, considera-se que as ações e escolhas dos indivíduos, aqui os estudantes e suas famílias, são estruturadas dinamicamente por disposições e capitais diacrônicos e por contextos sincrônicos, que geram contextos de ação. O objetivo desta pesquisa é analisar se há relação entre determinados tipos de escolas e práticas, ações e expectativas parentais entre famílias de estudantes de ensino médio público. Desenhou-se uma amostra estratificada por tipos de escola e IDH dos bairros, em Fortaleza-CE e aplicou-se um questionário com seções sobre as condições socioeconômicas, o envolvimento parental e sobre reputação escolar. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, técnica que permite análise multivariada e multidirecional dos dados e relações. Os modelos teoricamente construídos aqui, apresentaram índices de ajustes que permitem a sua aceitabilidade. Os coeficientes padronizados indicam haver relação importante e significativa entre tipo de escola, nível de envolvimento parental e expectativas em relação ao futuro educacional/profissional dos filhos, relações essas e covariâncias controladas pelo nível socioeconômico das famílias. Resultados que indicam haver influência/efeito do contexto escolar, que mobiliza e/ou aciona práticas dos pais/responsáveis e na interação com suas condições sociais.

Palavras-Chave: Mobilização familiar; Estratificação escolar; Ensino médio;
Modelagem de equações estruturais.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Harlon Romariz Rabelo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa nas área de sociologia da educação e estratificação.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

SANTOS, H. R. R. Influência do contexto escolar sobre o envolvimento parental em nível de ensino médio em Fortaleza-CE. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/116245. Acesso em: 2 maio. 2025.