O mineiro de todos os bastidores: Aparecido de Oliveira na gênese do Prêmio Camões, IILP e CPLP

Autores

Resumo

O presente artigo visa reconstituir a trajetória do Primeiro-Ministro da Cultura brasileiro, José Aparecido de Oliveira. No bojo do processo de redemocratização brasileira, entre 1985 e 1994, o político mineiro teve atuação destacada na criação de instituições culturais e diplomáticas como: Prêmio Camões, Instituo Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Normalmente estudados de pontos de vista mais institucionalistas e como parte da história das relações internacionais, tanto o papel desempenhado por Aparecido quanto a gênese dessas novas instituições transnacionais foram pouco tematizadas do ponto de vista de sua gênese social. Portanto, é a análise da sociogênese da posição social ocupada por José Aparecido de Oliveira e seu papel central na emergência do Prêmio Camões, do IILP e da CPLP, que este artigo visa. Considero aqui a política como um campo de disputas sociais específico, com seu capital específico e relativamente autônomo em relação a outras esferas sociais. Além disso, procuro entender os políticos para além de definições do senso comum, como profissionais de produção e criação de formas de percepção e de expressão politicamente legítimas. Neste passo o trabalho mostra que as instituições culturais e diplomáticas criadas por Aparecido de Oliveira foram, pelo menos em parte, produtos de estratégias de cristalização de suas fontes de capital social, cultural e político, garantindo a ele e seu grupo político posições mais estáveis, consolidadas e perenes no interior da classe dirigente.

Palavras-Chave: José Aparecido de Oliveira; Prêmio Camões; Literaturas de Língua Portuguesa; CPLP; IILP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Giovanni Pocai Stella, Doutorando no PPGS-USP

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, respectivamente em 2015 e 2017, com intercâmbio internacional durante a graduação na Université Lumière Lyon 2. Ingressou no mestrado em Sociologia também na Universidade de São Paulo em 2016, pesquisando temáticas ligadas a área da sociologia da cultura e da literatura (Escritores Brasileiros Contemporâneos). Realizou pesquisa de iniciação científica no tema, com amparo da FAPESP e também pesquisou no início da graduação problemas relacionados a sociologia do trabalho, notadamente sindicalismo. Em 2017/2018 realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris) sob supervisão da professora Gisèle Sapiro. Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, sob orientação de Luiz Carlos Jackson com o projeto Literaturas de Língua Portuguesa: escritores em um espaço literário transnacional e pesquisador visitante na Maison Suger (Fondation Maison Sciences de lHomme - FMSH) e na École des Hautes Études en Sciences Sociales (CESSP-EHESS-Paris) sob supervisão de Gisèle Sapiro. O projeto conta com apoio da FAPESP através de bolsa de pesquisa permanente no país e Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior.

Downloads

Publicado

05-11-2021

Como Citar

STELLA, M. G. P. O mineiro de todos os bastidores: Aparecido de Oliveira na gênese do Prêmio Camões, IILP e CPLP. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 2, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/114370. Acesso em: 2 maio. 2025.