Medicina ayahuasqueira e psiquiatria: uma discussão epistemológica a partir de duas trajetórias com a esquizofrenia

Autores

  • Paula Bizzi Junqueira Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS - Unidade Sureste, San Cristóbal de las Casas, México) https://orcid.org/0000-0002-5780-2261

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Colômbia em que são abordadas as trajetórias de duas pessoas diagnosticadas com esquizofrenia que buscaram o yagé (ayahuasca) para lidar com a sua condição. Na primeira parte são apresentadas as concepções da medicina yagecera (ayahuasqueira) articuladas por estes sujeitos, e analisados os recursos terapêuticos encontrados nesse meio. Em um segundo momento, as perspectivas construídas neste contexto são confrontadas com a perspectiva psiquiátrica da esquizofrenia, conduzindo a uma discussão epistemológica em torno destas distintas abordagens terapêuticas. A investigação foi realizada utilizando o método etnográfico de pesquisa e mostra que o contexto yagecero permitiu aos interlocutores acolher com autonomia suas experiências com a esquizofrenia e se desenvolver a partir delas, indicando a relevância de investir em mais estudos acerca das possibilidades terapêuticas que a ayahuasca pode trazer às trajetórias de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais.

Palavras-Chave: Esquizofrenia; Ayahuasca; Psiquiatria; Saúde mental; Epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Bizzi Junqueira, Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS - Unidade Sureste, San Cristóbal de las Casas, México)

Graduada em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e atualmente estudante de mestrado do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS - Unidade Sureste, San Cristóbal de las Casas, México) na linha de Antropologia da Saúde.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

BIZZI JUNQUEIRA, P. Medicina ayahuasqueira e psiquiatria: uma discussão epistemológica a partir de duas trajetórias com a esquizofrenia. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/113703. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos