Qorpo Santo, Simões Lopes Neto e Joanim Pepperoni: comicidade e (ou) crítica

Autores

  • Maria Cláudia Bachion Ceribeli Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo propõe analisar a comicidade e a crítica em alguns textos literários de Qorpo Santo, João Simões Lopes Neto e Joanim Pepperoni PhD. Em seus textos, esses autores expõem, de diversas formas, comportamentos, atitudes e pensamentos que não são apenas individuais, mas refletem um contexto social. Fundamenta-se esta afirmação relacionando os textos referidos aos estudos sobre literatura e sociedade de Antonio Candido. Inicia-se a pesquisa caracterizando a presença do fantástico e do maravilhoso — a partir de Todorov (1981) e Roas (2001) —, e, ato contínuo, conduz-se a abordagem de modo a embasar a ideia de que fazendo uso crítico de tais comportamentos, atitudes e pensamentos nos textos literários é possível promover a reflexão (talvez mudanças) através do riso e da comicidade. Conclui-se a análise sugerindo que o riso, nos casos em questão, não apenas explora defeitos humanos e sociais, mas pode ser instrumento de transformação.

Palavras-Chave: Qorpo Santo; João Simões Lopes Neto; Joanim Pepperoni; Literatura e sociedade; Comicidade e crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cláudia Bachion Ceribeli, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), na área de concentração dos Estudos Literários. Mestra em Letras na Universidade Federal do Espírito Santo  (UFES) na área de concentração dos Estudos Literários.Especialista em Ciências da Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e pela Università Ca Foscari Venezia. Possui MBA em Comunicação e Marketing Empresarial pela Universidade de Rio Verde (FESURV) e Licenciatura Plena em Educação Artística pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Docente desde 1984, tendo atuado até 2004 na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e, a partir de 2005, na Secretaria da Educação do Estado de Goiás, onde permaneceu até 2010. Entre 2011 e 2015, atuou como professora de Arte no Estado do Espírito Santo. Atualmente é professora efetiva de Arte no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Piúma.

 

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

BACHION CERIBELI, M. C. Qorpo Santo, Simões Lopes Neto e Joanim Pepperoni: comicidade e (ou) crítica. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/113039. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios