Regime Internacional de mudanças climáticas: um olhar sobre Brasil e México

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever e analisar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil e do México, identificando as principais políticas públicas ou legislações nacionais de mudanças climáticas para atender às metas firmadas nas contribuições nacionais. Para tanto, a metodologia deste trabalho segue as orientações de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de levantamento bibliográfico e pesquisa documental para o alcance dos resultados. A partir dos resultados, observa-se que as NDCs e as políticas públicas ou legislações nacionais de mudanças climáticas dos países analisados têm aspectos em comum ao passo que envolvem iniciativas direcionadas tanto à mitigação quanto à adaptação das mudanças climáticas. Em síntese, conclui-se que os dois países apresentam desafios e obstáculos no avanço de suas políticas públicas de mudanças climáticas, tendo em vista fatores como a secundarização do tema em suas agendas político-governamentais e a falta de efetivação das políticas públicas nacionais já existentes, fragilizando, assim, suas participações no regime internacional do clima.


Palavras-Chave: Mudanças climáticas; Políticas públicas; Governos nacionais; Sustentabilidade; Agenda internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN0

Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é mestre e doutorado em Estudos Urbanos e Regionais pela mesma instituição.

Zoraide Souza Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é professora adjunta do Departamento de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

TEIXEIRA, R. L. P.; PESSOA, Z. S. Regime Internacional de mudanças climáticas: um olhar sobre Brasil e México. Revista Contraponto, [S. l.], v. 8, n. 1, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/111112. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos