Políticas públicas para as universidades em 1968: a imposição de um processo de modernização das instituições de ensino superior no Brasil

Autores

Resumo

O trabalho desenvolvido parte da breve revisão das primeiras políticas de educação estruturadas no Brasil e busca compreender o arcabouço legal promulgado entre 1966 e 1969 – em especial a lei 5.540/68 e seu papel fundamental no processo de modernização do modelo de referência para as universidades do país. Para tanto foram analisadas as normativas de tal arcabouço legal, as pautas do movimento estudantil que clamavam pela reforma da universidade enquanto reforma de base, documentos oficiais, instituições políticas, novas correntes de pesquisa e bibliografia pertinente. O intuito do presente artigo consiste na descrição e análise desta importante etapa no processo de modernização da instituição universitária brasileira, buscando evidenciar as características e objetivos deste que se conformou no novo modelo de referência para o ensino superior do país.

Palavras-Chave: Universidade; Ditadura Civil-Militar; Reestruturação Universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mely Paula Cimadevila Paredes, UFRGS

Com uma formação híbrida que transita por diversas áreas, sou Bacharela em Relações Públicas pela PUCRS e Mestra em Instituições Políticas, Capacidade Estatal e Gestão de Políticas Públicas pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFRGS. Neste mesmo Programa de Pós-Graduação, sou aluna de doutorado e pesquiso a Universidade e as políticas públicas para o ensino superior, com orientação do Professor Doutor Helgio Trindade e co-orientação da Professora Doutora Maria-Beatriz Luce. Fluente em inglês e espanhol, trabalhei nas áreas de comunicação, eventos, políticas sociais, de educação e cultura. Entre os principais projetos dos quais participei está a construção e gestão de voz do Banco de Tecido, primeira iniciativa brasileira dedicada à circulação do tecido de reuso, a comunicação institucional do Instituto da Criança com Diabetes do RS e a assistência regional à International Diabetes Federation (IDF SACA), ao lado do Presidente Regional Dr. Balduino Tschiedel. Por apoiar algumas políticas e causas sociais, produzi com três amigas a primeira edição do The Street Store em Porto Alegre. Trata-se de um projeto de creative commons, que reuniu mais de 5 mil peças de vestuário para montar uma loja com doações para a população em situação de rua.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

PAREDES, M. P. C. Políticas públicas para as universidades em 1968: a imposição de um processo de modernização das instituições de ensino superior no Brasil. Revista Contraponto, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/108843. Acesso em: 19 abr. 2024.