Pragmatismo e teoria do ator-rede no estudo de controvérsias tecnocientíficas: refletindo sobre potencialidades e desafios

Autores

Resumo

O presente artigo objetiva discutir as potencialidades e desafios da sociologia pragmática de Bruno Latour e Michel Callon e, de forma complementar, da perspectiva da pragmática das transformações de Francis Chateauraynaud, para a análise de controvérsias tecnocientíficas. Indica-se a potencialidade de superação de perspectivas dicotômicas de sociedade/natureza e sujeito/objeto nas ciências sociais, uma vez que se passa a considerar a capacidade de humanos e não humanos produzirem mudanças dentro de uma rede. Além disto, destaca-se a ênfase conferida pelos autores ao caráter de construção coletiva e contingencial dos saberes científicos. Por outro lado, pontua-se a pertinência das contribuições de autores como Star, Singleton e Michael, Law e Mol, no que se refere à necessidade de problematizar nos estudos de controvérsias tecnocientíficas o modo como ocorrem estabilizações, assim como a ambiguidade e multiplicidade de identidades e posições dos atores humanos. O que leva, em última instância, ao desafio de, seguindo os atores, considerar-se a existência de topologias diversas para as redes, que deem conta de assimetrias mais ou menos contingenciais. Como exercício de reflexão teórico-empírica, apresentam-se alguns apontamentos iniciais sobre um estudo acerca de uma controvérsia tecnocientífica envolvendo as atividades de mineração de nióbio e a qualidade das águas na cidade de Araxá, Minas Gerais.

Palavras-Chave: Pragmatismo; Teoria do Ator-Rede; Controvérsias tecnocientíficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Dias Blanco, UFRGS

Bacharela e licenciada em Ciências Sociais. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é doutoranda em Sociologia pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

31-10-2020

Como Citar

BLANCO, G. D. Pragmatismo e teoria do ator-rede no estudo de controvérsias tecnocientíficas: refletindo sobre potencialidades e desafios. Revista Contraponto, [S. l.], v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/contraponto/article/view/108676. Acesso em: 19 abr. 2024.