Competências críticas e justificação: notas sobre duas formas de crítica às políticas públicas de redistribuição de renda no Brasil
Resumen
O presente artigo busca descrever e analisar competências críticas que visam uma reprovação do papel das políticas de redistribuição de renda. O estudo descreve duas competências críticas que estabilizam duas formas distintas de avaliação moral das referidas medidas de Estado. A primeira, sustenta-se a partir de uma concepção de igualdade dentro da qual ela é tomada como um valor do tempo presente - e não do tempo por vir – o que promove as condições para uma crítica às medidas redistributivas cujo critério seja baseado na “política da diferença”. A segunda, utiliza a ideia do “esforço individual” como princípio emergente de justiça. Neste quadro, a autossuperação pelo trabalho surge como referência moral a partir da qual os indivíduos validam moralmente a desigualdade como resultado natural das diferentes capacidades de cada um em engajar-se na vida do trabalho. O estudo inspira-se metodologicamente nas contribuições da sociologia pragmática francesa e tem como horizonte a contribuição para uma sociologia moral dos problemas públicos.
Palavras-chave: Competências Críticas; Sociologia Pragmática Francesa; Sociologia dos Problemas Públicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Em caso de aprovação do artigo, os autores cedem automaticamente seus direitos de autoria à Revista Contraponto, a qual passa a deter a posse dos direitos referentes aos trabalhos publicados, mantendo o autor, contudo, os direitos morais sobre os mesmos, a exemplo de sua identificação como autor sempre que houver publicação de seu texto. Também é possível, desde que formalmente solicitado pelo(s) autor(es), obter a autorização para publicar o trabalho em forma de capitulo de livro, somente exigindo-se que a publicação obedeça os dados iniciais de publicação no periódico. O(s) autor(es) podem, ainda, copiar e distribuir livremente seu texto em meio eletrônico, sendo vedada, no entanto, a revenda dos mesmos.