Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Chamada de trabalhos para Dossiê

2021-05-28

 

                     


                                    DOSSIÊ                    

Das margens ao centro: a sociologia pela perspectiva de mulheres

 

Encontra-se aberta, até o dia 31 de agosto de 2021, a chamada de artigos, ensaios e resenhas para compor o Dossiê Das margens ao centro: a sociologia pela perspectiva de mulheres, organizado pelas editoras da Contraponto: Daniela Damion, Débora Fogliatto e Nina Fola; e pelas convidadas: professora Luciana Garcia de Mello, professora Vanessa Marx e doutoranda Gabriela Luiz Scapini, todas discentes e docentes do PPGS/UFRGS.

O Dossiê tem como maior compromisso propiciar um espaço para a produção acadêmica sociológica que utilize o pensamento de mulheres autoras e intelectuais nesse campo de conhecimento nas suas mais diversas áreas temáticas. O Dossiê tem como objetivo reunir trabalhos que tragam a contribuição do pensamento de mulheres, sobretudo as que estão nas diversas “margens” da produção teórica: negras, indígenas, periféricas, LBTQI+, mulheres com deficiência, imigrantes e refugiadas, mulheres em situação de rua, entre outras.

Sendo assim, incentivamos o envio de trabalhos que versem sobre o pensamento de mulheres nas variadas áreas, tais como: teoria sociológica; movimentos sociais; sociologia urbana; sociologia do trabalho; sociologia econômica; sociologia da violência e cidadania; sociologia rural; participação social e políticas públicas; entre outras. São bem-vindas contribuições empíricas, reflexões metodológicas e avanços teóricos que buscam problematizar essas diferentes pautas na atualidade, inclusive durante o período da pandemia da covid-19.

Considerando o propósito deste dossiê, incentivamos as autoras e autores a utilizarem uma bibliografia majoritariamente composta por autoras mulheres. Também, com o objetivo de evidenciar os nomes dessas autoras e refletir acerca da invisibilização de mulheres na produção do conhecimento sociológico, utilizaremos o sistema autora-data, uma formatação em que será evidenciado na primeira entrada de citação, o primeiro nome da autora/autor, fazendo com que possamos, na maioria das vezes, saber seu gênero. Essa mudança do sistema autora-data, inaugurada neste dossiê, seguirá vigente para as publicações da revista Contraponto daqui para a frente.

A primeira citação de cada autora ou autor, então, ao longo do texto, ao invés de ficarem por exemplo como: (BEAUVOIR, 2000, p.x) devem aparecer da seguinte forma: (Simone de BEAUVOIR, 2000, p.x).

O dossiê acolherá trabalhos no período entre os dias 1º de julho e 31 de agosto, exclusivamente pela plataforma da revista Contraponto. Para enviar trabalhos, é preciso se cadastrar como AUTORA ou AUTOR na plataforma. Aceitamos trabalhos de pessoas com a titulação mínima de graduação completa. Autoras e autores que assim preferirem podem enviar trabalhos assinados com seu nome social. A publicação do número está prevista para dezembro de 2021. Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: admcontraponto@gmail.com. Ressalta-se que, neste mesmo período, a Revista Contraponto também receberá artigos de temáticas livres e resenhas. As regras para a submissão de manuscritos estão disponíveis no site https://seer.ufrgs.br/contraponto, na seção "Diretrizes para autores”.

Data de abertura do acolhimento de trabalhos: 1° de julho de 2021.

Prazo final para envio de artigos temáticos, livres, ensaios e resenhas: 31 de agosto de 2021.

Publicação da edição: A publicação está prevista para dezembro de 2021.