DANÇAS DE UM TEMPO: PEDAGOGIAS DA AUSÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.22456/2236-3254.110540

Résumé

Este artigo apresenta um caminho de organização de processos artístico-pedagógicos em dança realizados durante a pandemia de Covid-19. Essa proposição surge a partir das trocas estabelecidas entre cinco artistas/educadoras da dança. A dança, em viés educacional, é uma área do conhecimento que se relaciona com as experiências corporais, artísticas e estéticas que, até a pandemia, eram realizadas prioritariamente de maneira presencial. Com o agravamento da situação sanitária, as práticas artístico-pedagógicas precisaram com emergência ser adaptadas ao ensino remoto. A partir desse cenário, este artigo se propõe a oferecer possibilidades de aprendizagem da dança em caráter remoto e apontar pistas sobre o retorno presencial. Na introdução apresentamos o contexto do ensino remoto emergencial em relação às práticas de dança. Em seguida apresentamos três aspectos relacionados a uma aprendizagem em dança: um tempo da escuta, uma poética da distância e uma permanência no presente. Na última parte tecemos sentidos sobre a presença da dança e suas contribuições neste processo de reformulação artístico-pedagógica que exigiu reinvenções de todas as partes envolvidas: crianças, educadores e famílias.

 

Palavras-chave

Dança. Arte. Educação. Pandemia. Distância.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carolina Romano de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN

Artista da dança, pesquisadora e educadora, trabalha com dança para crianças há 20 anos e tem vasta experiência com formação de professores para a dança na educação básica. Bacharel, Licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP.  Doutora e Pós Doutora em Artes pela UNESP. Atualmente realiza seu 2º Pós- Doutoramento no PPGARC, UFRN, na área de currículo para o ensino de arte, é professora colaboradora do Mestrado Profissional (Stricto sensu) em Artes, PROF-ARTES, no Instituto de Artes-Unesp/SP. É autora, em conjunto com Kathya Godoy do livro É autora do livro “Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades”, editora Appris.

Renata Fernandes dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Artista da dança, educadora e pesquisadora formada em dança pela UNICAMP e mestre pelo Instituto de Artes da UNESP. Integrou o Grupo de Pesquisa Dança, Estética e Educação (UNESP-IA) coordenado pela Profa. Dra. Kathya Godoy. É coordenadora do Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia, sediado na Faculdade Rudolf Steiner, uma linha de pesquisa do grupo de estudos A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, coordenado pelo Prof. Dr. Jonas Bach da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. É fundadora da Micrantos Cia de Danças (2001-2009) e do Coletivo SIM de arte e educação (Prêmio Rumos Itaú Cultural - Educação, Cultura e Arte) e de Afetos - Dança Educação (2020).

Luiza Romani Ferreira Banov, Universidade de São Paulo

Artista da dança e pesquisadora. Doutora em Artes na ECA/USP, mestre emArtes, Bacharel e licenciada em dança pela UNICAMP. Aprofundou os estudosem dança moderna (Folkwang Tanzstudio, na Folkwang Universität derKünste, na Alemanha e Limón Foundation, EUA). É pré-treinadora emGYROTONIC® e GYROKINESIS®. Como trabalhos autorais estão Casulo deSeda (2007), Aos que aqui estiveram... (2011), SOPRO (2011, 2013 e 2015) eLabirintos Intermitentes (2017). Integrante do Laboratório de Pesquisa eEstudos em Tanz Theatralidades (LAPETT – ECA/USP) dirigido por Sayonara Pereira onde colabora como intérprete-criadora e pesquisadora. Autora dolivro: “Dança teatral: reflexões sobre a poética do movimento e seusentrelaces”, 2015 (Annablume). Idealizadora do Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento, localizado na cidade de Piracicaba, e coordena a linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia, da Faculdade Rudolf Steiner.

Téléchargements

Publiée

2021-05-31

Comment citer

de Andrade, C. R., dos Santos, R. F., & Banov, L. R. F. (2021). DANÇAS DE UM TEMPO: PEDAGOGIAS DA AUSÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA. Revista Cena, (34), 73–82. https://doi.org/10.22456/2236-3254.110540