Sinais-termos no contexto da migração de surdos em Libras e LSV: Análises preliminares
Resumo
Neste trabalho, o objetivo é identificar sinais-termos utilizados no contexto de migração de surdos venezuelanos na capital do estado de Roraima. Para tanto, pauta-se nas premissas teórico-metodológicas dos Estudos da Tradução e da Interpretação, em específico, da terminologia das línguas de sinais, bem como nos Estudos Migratórios e na Sociolinguística. A metodologia utilizada decorreu da pesquisa participante em ações de extensão universitária voltada para surdos migrantes e da atuação como Tradutora e Intérprete de Línguas de Sinais em organizações da sociedade civil. Como processo, foram coletados e catalogados sinais-termos do contexto migratório presentes em Boa Vista-RR, existentes na Língua de Sinais Brasileira e na Língua de Sinais Venezuelana, assim como possíveis estratégias usadas por outros TILS que atuam nesses contextos. Nas análises, discutem-se as estratégias de criação de sinais-termos, categorizando-os por campos semânticos, além de analisar a inserção e produtividade no repertório das comunidades surdas brasileira e venezuelana em contato. Como resultado, tem-se a catalogação de 38 sinais-termos, categorizados por campos semânticos e agrupados de três formas: já existentes no léxico da LSV, da Libras e criados pela comunidade surda venezuelana residente no estado. Com isso, infere-se que as demandas relacionadas a documentação, busca por trabalho e matrícula em escolas tem recorrência maior no léxico produtivo construído pelas comunidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação do texto nesta revista, aumentando, assim, o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).