Novelas X e LXV do Il Novellino (séc XIII) traduzidas para o português
Resumo
Apresentamos uma tradução para a língua portuguesa das novelas Novelas X e LXV da coletânea intitulada Il Novellino, cujo primeiro manuscrito, de autoria anônima, remonta ao final do século XIII. Entendemos que esta obra, por se tratar de um dos primeiros registros da literatura em prosa em vulgar italiano, carece de estudos e divulgação para que se alcance um maior entendimento das origens da literatura em prosa produzida em solo italiano e suas peculiaridades. A coletânea se apresenta como uma das obras italianas mais complexas do ponto de vista da sua categorização, uma vez que compreende a aproximação com o gênero novella, mas escapa a este enquanto prosa experimental, agregando reescrituras de histórias notáveis da época e influências de fontes diversas. Dessa forma, o trabalho de tradução dos recortes que ora apresentamos objetivou selecionar o máximo possível de traços estilísticos e sutilezas semânticas no processo de negociação entre as línguas de partida (o vulgar italiano do duecento) e de chegada (o português brasileiro), projetando como horizonte um leitor-modelo que se interessa particularmente pela literatura italiana das origens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação do texto nesta revista, aumentando, assim, o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).