Higieno-nacionalismo, um remédio milagroso contra a pandemia? Populismos, racismos e conspiracionismos em torno da Covid-19

Autores

Resumo

O presente projeto consiste na tradução do artigo “L’hygiéno-nationalisme, remède miracle à la pandémie? Populismes, racismes et complotismes autour du Covid-19”, escrito pelo sociólogo francês Vincent Geisser para a revista Migrations Société, em oito de junho de 2020. O texto que recebe, aqui, o título “Higieno-nacionalismo, um remédio milagroso contra a pandemia? Populismos, racismos e conspiracionismos em torno da Covid-19”, discute o crescimento de tendências nacionalistas, xenofóbicas e mesmo racistas em todo o mundo, sobretudo nas sociedades ocidentais, diante da crise sanitária do coronavírus em 2020, estabelecendo um paralelo com as grandes epidemias ao longo da história. Este trabalho pretende viabilizar ao público leitor brasileiro o debate acerca dos sintomas nacionalistas, xenofóbicos e racistas em torno da Covid-19, a partir das reflexões propostas por Vincent Geisser. A tradução deste artigo foi concebida mediante autorização prévia do autor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá da Silva Cândido Carungaba, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em estudos da linguagem na Universidade Federal Fluminense. (Linha 2 - Estudos do texto, do discurso e da tradução)

Downloads

Publicado

2021-06-07