Higieno-nacionalismo, um remédio milagroso contra a pandemia? Populismos, racismos e conspiracionismos em torno da Covid-19
Resumo
O presente projeto consiste na tradução do artigo “L’hygiéno-nationalisme, remède miracle à la pandémie? Populismes, racismes et complotismes autour du Covid-19”, escrito pelo sociólogo francês Vincent Geisser para a revista Migrations Société, em oito de junho de 2020. O texto que recebe, aqui, o título “Higieno-nacionalismo, um remédio milagroso contra a pandemia? Populismos, racismos e conspiracionismos em torno da Covid-19”, discute o crescimento de tendências nacionalistas, xenofóbicas e mesmo racistas em todo o mundo, sobretudo nas sociedades ocidentais, diante da crise sanitária do coronavírus em 2020, estabelecendo um paralelo com as grandes epidemias ao longo da história. Este trabalho pretende viabilizar ao público leitor brasileiro o debate acerca dos sintomas nacionalistas, xenofóbicos e racistas em torno da Covid-19, a partir das reflexões propostas por Vincent Geisser. A tradução deste artigo foi concebida mediante autorização prévia do autor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a primeira publicação do texto nesta revista, aumentando, assim, o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).