REGIONALISMO DA ASEAN CENTRADO NAS PESSOAS E A ESTRATÉGIA PARA CONSTRUIR A IDENTIDADE DE SEU POVO ATRAVÉS DO DISCURSO NAS MÍDIAS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-6912.129585Resumo
A comunidade da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) está profundamente empenhada em cultivar uma identidade regional como parte de seu compromisso com o regionalismo centrado nas pessoas. Apesar da importância desse esforço, ainda existe uma lacuna significativa na conscientização pública sobre o que constitui uma "identidade ASEAN", mesmo entre elites influentes e Estados membros com uma relação de longa data com a organização. Aproveitando a influência da ASEAN como uma entidade estabelecedora de normas, este estudo visa explorar as estratégias da organização para moldar uma identidade coletiva por meio de sua presença no Facebook. Utilizando um design de pesquisa qualitativa apoiado pelo software NVIVO 12 Plus para análise de dados, este artigo argumenta que plataformas de mídia social como o Facebook, conhecidas por suas características interativas, participativas e democráticas, oferecem à ASEAN um canal valioso para fomentar uma compreensão compartilhada de sua identidade. Nossos resultados indicam que a ASEAN prioriza a criação de valores compartilhados em vez da exploração do patrimônio cultural diverso de suas nações membros. Além disso, a organização enfatiza a importância da prosperidade, do respeito mútuo e da "unidade na diversidade" como princípios fundamentais de sua identidade coletiva.