Circuitos e usos de modelos pedagógicos renovadores no ensino secundário brasileiro na década de 1950

Autores

  • Norberto Dallabrida UDESC

Palavras-chave:

Classes secundárias experimentais, classes nouvelles, pedagogia personalizada e comunitária

Resumo

Este trabalho se propõe a compreender a circulação e a apropriação de dois modelos pedagógicos franceses que resultaram na construção das classes secundárias experimentais no Brasil na década de 1950. Por um lado, coloca o foco sobre os usos feitos por algumas classes do sistema público paulista das classes nouvelles– ensaio educacional realizado no ensino secundário francês. De outra parte, procura compreender as experiências no ensino secundário em colégios católicos realizadas a partir da pedagogia personalizada e comunitária. Para tanto, esta análise histórica movimenta os conceitos de circulação e de apropriação de Roger Chartier e usa como fontes históricas especialmente relatórios oficiais e relatos de professores.

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Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, UDESC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Pesquisador do CNPq

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Dallabrida, N. (2018). Circuitos e usos de modelos pedagógicos renovadores no ensino secundário brasileiro na década de 1950. Revista História Da Educação, 101–115. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/80587

Edição

Seção

Dossiê "Estudos sobre o ensino secundário na América Latina nos anos 1950 e 1960"