ESCRITAS EPISTOLARES E HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA NA SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ENTREVISTA COM VERÓNICA SIERRA BLAS

Autores

  • Luciane Sgarbi Grazziotin (Brasil) Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo - Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

escrita epistolar, história da educação, história da cultura escrita

Resumo

Desde 2014 a Revista História da Educação tem publicado entrevistas com pesquisadores internacionais cujas temáticas de investigação relacionam-se ao seu escopo. Esse número contempla uma entrevista com Verónica Sierra Blas. Verónica é Doutora em História e professora de História da Cultura Escrita na Faculdade de Filosofia e Literatura da Universidade de Alcalá, na qual coordena o Seminário Interdisciplinar sobre Estudos em Cultura Escrita (Siece) e o Grupo de Pesquisa LEA (Leitura, Escrita, Alfabetização). Sua principal linha de investigação é o estudo de testemunhos escritos de natureza pessoal, especialmente cartas, produzidas por pessoas anônimas durante a Guerra Civil e o Franquismo. Foi professora convidada em diferentes universidades espanholas e estrangeiras e publicou mais de 150 artigos, alguns deles traduzidos em várias línguas, em livros coletivos e revistas especializadas em História, História Cultural, Literatura, Crítica Literária, Antropologia, Linguística e História de Educação. Ela foi coordenadora-redatora da revista Cultura Escrita & Sociedad, coordenou e dirigiu inúmeras obras coletivas e é autora do livro Aprender a escribir cartas. Los manuales epistolares en la España contemporánea (1927-1945) (TREA, 2003); Palabras huérfanas. Los niños y la Guerra Civil (TAURUS, 2009, traduzido para o francês pela Presses Universitaires de Rennes). Sua última obra é Cartas presas. La correspondencia carcelaria durante la Guerra Civil y el Franquismo (MARCIAL PONS, 2016). Atualmente é coordenadora científica da Rede de Arquivos e Pesquisadores de Escrita Popular na Espanha (Redaiep), curadora da exposição itinerante entre Espanha e Rússia: Recuperando a história dos Filhos da Guerra (Ministério da Presidência), é a responsável científica da Fundação Antonio Machado de Collioure, na qual dirige, desde de 2010, o projeto Palabras en el tiempo. No rol de suas pesquisas cuja centralidade vincula-se ao testemunho escrito de natureza pessoal, vislumbram-se a historiografia da educação. Nas suas palavras: “A História Social da Cultura Escrita e a História da Educação sempre estiveram de mãos dadas”.

 

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Biografia do Autor

Luciane Sgarbi Grazziotin (Brasil), Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo - Rio Grande do Sul

Possui Doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez doutorado sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa sob a orientação do professor Rogério Fernandes, Mestrado em Ciências e graduação em Biologia Licenciatura. É membro da Associação Brasileira de História da Educação/ SBHE, da Associação Sul- Riograndense de Pesquisadores em História da Educação/ ASPHE, Vice- presidente dessa associação gestão 2011- 2013. Pertence a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/ANPED. Atualmente é professora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas da UNISINOS. Tem experiência nas áreas de História da Educação e Metodologia da Pesquisa. Pesquisa os seguintes relacionados a história da educação: Cultura Escolar, Memória, História Oral e Relações de Gênero.

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Grazziotin (Brasil), L. S. (2017). ESCRITAS EPISTOLARES E HISTÓRIA DA CULTURA ESCRITA NA SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UMA ENTREVISTA COM VERÓNICA SIERRA BLAS. Revista História Da Educação, 21(53), 07–16. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/75872

Edição

Seção

Seção especial - Special issue