Mestres do amanhã: o intelectual Anísio Teixeira e a pós-graduação no Brasil (1951-1964)

Autores

  • Fernando César Ferreira Gouvêa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES), História da Educação, Ministério da Educação, Brasil, 1951-1964.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a Formação de Professores numa aproximação histórica com a gestão do educador Anísio Teixeira frente à  Campanha de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior – CAPES – que abarca o período de 1951 a 1964, situando a instituição no âmbito do aparelho estatal federal num contexto marcado pelo modelo nacional-desenvolvimentista. Entende-se que tal período consolidou o caráter institucional da Pós-Graduação no Brasil com o incremento da formação de quadros para as instituições de ensino superior. O caminho para o alcance do exame do objeto de estudo repousa numa metodologia qualitativa, de caráter histórico, documental e bibliográfico com os aportes da História Cultural e da História Política. Assim, as fontes utilizadas foram relatórios, correspondências, mensagens presidenciais, marcos regulatórios, boletins e revistas articulados sob o signo da utilização de estratégias e táticas por indivíduos e coletivos que edificaram uma rede institucional que levou a CAPES ao papel central na elaboração de políticas públicas educacionais no seio do Ministério da Educação e Cultura. Tal centralidade teve como resultado a construção de um sistema nacional de pós-graduação que constitui um legado a ser examinado no tempo presente no qual percebe-se uma ameaça à manutenção da qualidade deste projeto numa sucessão de cortes de gastos tanto da graduação quanto na Pós-Graduação concernentes ao Ensino Superior brasileiro.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando César Ferreira Gouvêa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Fernando César Ferreira Gouvêa é Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da mesma universidade, Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOTELHO, André; BASTOS, Elide Rugai e BÔAS, Glaucia Villas. O moderno em questão: a década de 1950 no Brasil. Rio de Janeiro: Topbooks, 2008.

BRASIL. Decreto n. 29.741, de 11 de julho de 1951. Institui uma Comissão para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-29741-11-julho-1951-336144-norma-pe.html

BRASIL. Decreto n. 30.286, de 19 de dezembro de 1951. Dilata o prazo dado à Comissão no Decreto n. 29.741, de 11 de julho de 1951 para promover a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=162234

BRASIL. Decreto n. 49.355, de 28 de Novembro de 1960. Cria a Comissão Supervisora do Plano dos Institutos (COSUP), determina seu funcionamento sob a forma de Campanha e dá outras providências. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-49355-28-novembro-1960-388761-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Decreto n. 50.737, de 07 de junho de 1961. Organiza a Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior prevista pelo Decreto n. 29.741, de 11 de julho de 1951. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-50737-7-junho-1961-390256-publicacaooriginal-1-pe.html

BRASIL. Decreto n. 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm

BRASIL. CAPES: documentos iniciais. Ministério da Educação e Cultura, 1952. BRASIL. CAPES: Relatórios de Atividades do Ministério da Educação e Cultura, 1953 a 1963.

BRASIL. CAPES. Boletim Informativo. Ministério da Educação e Cultura, nº. 01 ao nº 145, 1951 a 1964.

CASTRO, Almir de. Depoimento ao Projeto História da Ciência. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, 1977.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CÓRDOVA, Rogério de Andrade; GUSSO, Divonzir Arthur e LUNA, Sérgio Vasconcelos. A pós-graduação na América Latina: o caso brasileiro. Brasília:UNESCO/CRESALC/MEC/SESU/CAPES,1986.

CÓRDOVA, Rogério de Andrade. CAPES: origem, realizações, significações. Brasília: CAPES, vol. I, 1998.

ELIAS, Norbert . A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1994.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro.4. ed. São Paulo: Globo, 2008.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14. ed. atual. e ampl. São Paulo: EDUSP, 2012.

FERREIRA, Aurélio. Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio de Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2010.

FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucilia de Almeida Neves(orgs.). O tempo da experiência democrática: da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

GOUVÊA, Fernando César Ferreira. Um percurso com os boletins da CAPES: a contribuição de Anísio Teixeira para a institucionalização da pós-graduação no Brasil. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2001. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

GOUVÊA, Fernando César Ferreira. Anísio Teixeira e os treze ministros: a estratégia “doce” de um “apolítico”. In: 32ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Caxambu, Brasil, 2009. [Disponível em http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT05-5179--Int.pdf Anísio Teixeira e os treze ministros: a estratégia 'doce' de um 'apolítico'].

IANNI, Octavio. Estado e planejamento econômico no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LEITE, Celso Barroso. Depoimento ao Grupo de Pesquisa de História da Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2000.

MENDONÇA, Ana Waleska e BRANDÃO, Zaia (orgs.). Por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro: Ravil, 1997.

MENDONÇA, Ana Waleska. Anísio Teixeira: um criador de instituições. Apresentação do livro Educação no Brasil de Anísio Teixeira. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.

MENDONÇA, Ana Waleska. Anísio Teixeira e a Universidade de educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

NUNES, Clarice. Anísio Teixeira. Coleção Educadores, Brasília: MEC, 2010.

OLIVEIRA, Francisco. A economia brasileira. Crítica à razão dualista. Seleções CEBRAP. São Paulo: Brasiliense, 1977.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. ver. São Paulo: Autores Associados, 2011.

SIRINELLI, Jean-François. Os intelectuais. In Rémond, R. (org.) Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

TEIXEIRA, Anísio. A administração pública brasileira e a educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. 25, n. 63, 1956, p. 03-23. TEIXEIRA, Anísio. Ciência e arte de educar. Revista Educação e Ciências Sociais. v.2, n.5, ago. 1957, p.5-22.

TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 37, n. 86, 1962, p. 59-79.

TEIXEIRA, Anísio. Mestres do Amanhã. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v.40, n.92, out./dez., 1963, p.10-19.

TEIXEIRA, Anísio. Uma perspectiva da educação superior no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 50, n. 111, 1968, p. 21-82.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Como Citar

Gouvêa, F. C. F. (2018). Mestres do amanhã: o intelectual Anísio Teixeira e a pós-graduação no Brasil (1951-1964). Revista História Da Educação, 260–278. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/74113

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo