DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADE ESCOLAR NA HISTÓRIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1822-2016): ALGUNS APONTAMENTOS

Autores

  • Cynthia Greive Veiga (Brasil) Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

escolarização, desigualdade escolar, discriminação social

Resumo

Este artigo problematiza, numa longa duração histórica, a discriminação social e desigualdade escolar presente na história política da educação brasileira. O principal objetivo é demonstrar os movimentos cíclicos das conquistas educacionais associados aos golpes políticos de sua subtração, de modo a melhor subsidiar os debates educacionais atuais, no contexto de imposição de governo por golpe parlamentar e recrudescimento do conservadorismo político-social. O estudo, ainda que sucinto, foi realizado por meio da investigação de diferentes fontes documentais, tais como legislação, relatórios e ofícios de governo, jornais e censos estatísticos, acrescido do diálogo com historiadores e historiadores da educação.

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Biografia do Autor

Cynthia Greive Veiga (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

Professora titular da Faculdade de Educação / UFMG

Professora e pesquisadora de Historia da Educação

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IBGE

www.ibge.gov.br

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Publicado

2017-09-16

Como Citar

Veiga (Brasil), C. G. (2017). DISCRIMINAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADE ESCOLAR NA HISTÓRIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (1822-2016): ALGUNS APONTAMENTOS. Revista História Da Educação, 21(53), 158–181. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/73607

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo