INTEGRALISMO LUSITANO E EDUCAÇÃO CATÓLICA: CONEXÕES ENTRE INTELECTUAIS E O CASO DO COLÉGIO VASCO DA GAMA DE LISBOA, PORTUGAL (DÉCADA DE 1920)

Autores

  • Mauro Castilho Gonçalves (Brasil) Universidade de Taubaté Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O artigo examina o projeto cultural e pedagógico do colégio lisboeta Vasco da Gama, instituição de ensino fundada em 1915, que pretendeu instruir e educar seus alunos sob as bases da educação física, da religião e das artes, à luz da doutrina católica, dos princípios integralistas e de uma rígida disciplina interna. Um periódico criado em meados dos anos de 1920, fonte central da investigação, serviu de esteio para configurar o projeto cultural do colégio e expressar de forma institucional uma rede de sujeitos conectados e ativos em tempos conturbados da política portuguesa. Fundamentado na história dos intelectuais e do político, o estudo, por fim, analisa conexões entre o integralismo lusitano e o nacionalismo católico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Castilho Gonçalves (Brasil), Universidade de Taubaté Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC-SP/1997). Doutor em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP/2003). Concluiu o pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal (2015). Professor Assistente III da Universidade de Taubaté, onde coordena o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica e ministra as disciplinas História da Educação e História e Políticas Educacionais. Atua como docente/pesquisador no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP. É líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições e dos intelectuais da Educação Brasileira e atua como pesquisador no Grupo Intelectuais da Educação Brasileira: formação, ideias e ações, na linha Imprensa e Instituições Escolares.

Downloads

Publicado

2017-09-16

Como Citar

Gonçalves (Brasil), M. C. (2017). INTEGRALISMO LUSITANO E EDUCAÇÃO CATÓLICA: CONEXÕES ENTRE INTELECTUAIS E O CASO DO COLÉGIO VASCO DA GAMA DE LISBOA, PORTUGAL (DÉCADA DE 1920). Revista História Da Educação, 21(53), 72–83. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/71181

Edição

Seção

Dossiê "Discursos e itinerários de modernização educativa no espaço luso-brasileiro"