Apresentação - Introduction

Authors

  • Terciane Ângela Luchese, Brasil Universidade de Caxias do Sul - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
  • Alberto Barausse, Italia Universidade del Molise

Keywords:

Imigração. Escolas étnicas. Livros escolares.

Abstract

No ano de 2015 comemoramos os 140 anos de história da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul. Tal momento ofereceu a oportunidade de retomarmos com maior ímpeto um campo de estudo que há algum tempo é fonte de interesse de historiadores italianos e brasileiros. A oportunidade permitiu pensar sistemática e organicamente aspectos menos conhecidos e estudados que estão relacionadas com o fenômeno: as experiências e os fatores que caracterizaram e acompanharam os processos de educação, de formação e cultura dos imigrantes italianos no Estado e no Brasil, no século 19 e 20. Como se sabe, diferentes foram as iniciativas e reflexões promovidas, tanto na Itália como no Brasil, visando aqueles que estavam destinados a países no exterior. Assim como muitos foram os assuntos, institucionais, associativos ou pessoais que estiveram envolvidos que merecem atenção investigativa e novos olhares da história e da história da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Terciane Ângela Luchese, Brasil, Universidade de Caxias do Sul - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul

References

AMBROSOLI, Luigi, L’istruzione degli emigrante nella lotta contro l’analfabetismo in Italia tra Ottocento e Novecento. In: BRUSA, Carlo; GHIRINGHELLI, Robertino (a cura di.). Emigrazione e território: tra bisogno e ideale. Varese: Lativa, 1995, p.63-74.

BARAUSSE, Alberto. Os livros escolares como instrumentos para a promoção da identidade nacional italiana no Brasil durante os primeiros anos do fascismo (1922-1925). Hist. Educ. (Online), Porto Alegre, v. 20, n. 49, 2016, p. 81-94.

BARAUSSE, Alberto. The construction of national identity in textbooks for Italian schools abroad: the case of Brazil between the two World Wars. History of Education & Children’s Literature, v. X, n. 2, 2015, p. 425-461.

CIAMPI, Gabriella. Le scuole italiane all’estero. In: PELLEGRINI, Vincenzo (ed.). Amministrazione centrale e diplomazia italiana (1919-1943): fonti e problemi. Roma: Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato, 1998, p. 115-122.

CONFESSORE, Ornella. Origini e motivazioni dell’Associazione nazionale per soccorrere i missionari cattolici italiani: una interpretazione della politica estera dei conciliatoristi nel quadro dell’espansionismo crispino. Bollettino dell’Archivio per la Storia del Movimento Sociale Cattolico in Italia, v. XI, n. 2, 1976, p. 239-267.

CONFESSORE, Ornella. L’Associazione nazionale per soccorrere i missionari cattolici italiani, tra spinte civilizzatrici e interesse migratorio (1887-1908). CONVEGNO STORICO INTERNAZIONALE, 12, 1987. Atti ... Roma: Centro Studi Emigrazione, 1989, p. 519-536.

DELL’AIRA. Alessandro. Longo estudo, grande amor: história do Istituto Medio Italo-Brasiliano Dante Alighieri de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2011.

FRANCHINI, Fernanda. Entre Vargas e Mussolini: a nacionalização do Instituto Médio Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri. São Paulo: USP, 2015. 158f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo.

FRANZINA, Emílio e SANFILIPPO, Matteo. Il fascismo e gli emigranti. Bari: Laterza, 2003.

FRANZINA, Emílio. La grande emigrazione: l’esodo dei rural dal Veneto durante il secolo 19. Venezia: Marsilio 1976.

GIRON, Loraine Slomp. Colônia italiana e educação. Hist. Educ. (Online), Porto Alegre: Asphe, v. 2, n. 3, 1998, p. 87-106.

LUCHESE, Terciane Ângela. O processo escolar entre imigrantes no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: UCS, 2015.

LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014.

LUCHESE, Terciane Ângela; RECH, Gelson L. O processo escolar entre imigrantes italianos e descendentes no Rio Grande do Sul (1875-1914). In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 255-281.

MASCHIO, Elaine C. F. Celebrating Italianità: the teaching of the Italian language and culture in ethnic schools in Paraná, Brazil. History of Education & Children's Literature, v. X, 2015, p. 139-154.

MASCHIO, Elaine C. F. Escolas da imigração italiana no Paraná: a constituição da escolarização primária nas colônias italianas. In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 213-231.

MYERS, Kevin. Immigrants and ethnic minorities in the history of education. Paedagogica Historica, v. 45, n. 6, 2009, p. 801-816.

MIMESSE PRADO, Eliane. Acondicionamento das escolas de primeiras letras paulistas no período que compreende os anos de 1877 e 1910. In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 185-211.

MORETTO RIBEIRO, Liane B. Escolas italianas em zona rural do Rio Grande do Sul. In: DE BONI, Luís A. A presença italiana no Brasil. Vol. II. Porto Alegre: EST; Torino: Fondazione Giovanni Agnelli,1990, p. 555-576.

OTTO, Claricia. Escolas italianas em Santa Catarina: disputas na construção da identidade. In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 233-253.

PAGANI, Carlo. A formação das escolas italianas no estado do Rio de Janeiro (1875-1920). In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 147-183.

PETRONE, Pasquale. Italianos e descendentes do Brasil: escola e língua. In: DE BONI, Luís A (org.). A presença italiana no Brasil. Vol. II. Porto Alegre: EST; Torino: Fondazione Giovanni Agnelli, 1990, p. 603-626.

PRETELLI, Matteo. Il fascismo e gli italiani all’estero. Bolonha, Itália: Clueb, 2010.

RODRIGUES, Maysa G. Imigração e educação em Minas Gerais: histórias de escolas e escolas italianas. In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 101-146.

ROSOLI, Gianfausto. La Federazione Italica Gens e l’emigrazione italiana oltreoceano 1909-1920. Il Veltro, v. XXXIV, n. 1-2, 1990, p.87-74.

ROSOLI, Gianfausto Alfabetizzazione e iniziative educative per gli emigrati tra Otto e Novecento. In: PAZZAGLIA, Luciano (ed.). Cattolici, educazione e trasformazioni socio-culturali in Italia tra otto e novecento. Brescia: La Scuola, 1999, p. 119-144.

SALVETTI, Patrizia. Immagine nazionale ed emigrazione nella Societá Dante Alighieri. Roma: Bonacci, 1995.

SALVETTI, Patrizia. Le scuole italiane all’estero. In: BEVILACQUA Piero; DE CLEMENTI, Andreina; FRANZINA, Emilio (orgs.). Storia dell’emigrazione italiana: II arrivi. Roma: Donzelli, 2002, p. 535-549.

SIMÕES, Regina H. Silva e FRANCO, Sebastião P. Instrução pública e imigração italiana no estado do Espírito Santo, no século XIX e início do século XX. In: LUCHESE, Terciane Ângela (org.). História da escola dos imigrantes italianos em terras brasileiras. Caxias do Sul: UCS, 2014, p. 79-99.

VIRTUOSO, Tatiane dos S. Disputas de identidades: a nacionalização do ensino em meio aos ítalo-brasileiros (1900-1930). Florianópolis: UFSC, 2008. 142f. Dissertação (mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2016-12-13

How to Cite

Luchese, Brasil, T. Ângela, & Barausse, Italia, A. (2016). Apresentação - Introduction. History of Education Journal, 33–40. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/68983

Issue

Section

Dossiê "Da Itália ao Brasil: processos educativos e formativos - Dossier From Italy to Brazil: educational and formative