DE GRUMETES A KUNUMYS - ESTILOS DE INFÂNCIAS BRASILEIRAS
Keywords:
infâncias, abordagem sócio-histórica, estudos pessoa-ambiente, educação indígena, antropocentrismo/ecocentrismoAbstract
Abordamos aspectos sócio-históricos das infâncias brasileiras, compreendidas como resultado da hibridização de diferentes estilos de infância desde a colonização portuguesa. Argumentamos que o primeiro encontro de diferentes estilos se deu com a fuga de dois grumetes da esquadra de Pedro Álvares Cabral, quando aportada em Porto Seguro no primeiro dia de maio de 1500. Desde então se deu um processo de mútuo conhecimento e transformação entre as crianças/jovens que vieram de Portugal e as indígenas locais. Por meio de uma narrativa especulativa desse encontro, que se apoia em fontes sócio-históricas, destacamos os principais aspectos culturais e educacionais (antropocêntrico/ecocêntrico, adultocêntrico/dialógico) dos dois estilos de infância. A partir da perspectiva sócio-histórica refletimos acerca das infâncias atuais e de seus modelos de educação.
Downloads
References
ABREU, C. D. Capítulos da História Colonial 1500/1800. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.
BUJES, M. I. E. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Revista Brasileira de Educação, v. 21, p. 17-39, 2002.
BUSS-SIMÃO, M.; MEDEIROS, F. E. D.; SILVA FILHO, J. J. D. Corpo e Infância: natureza e cultura em confronto. Educação em Revista, v. XXVI, n. 3, p. 151-168, 2010.
CABRAL, D. D. C. Na presença da Floresta. Mata Atlântica e história colonial. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.
CLASTRES, P. A Sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CUNHA, M. C. D. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
DEAN, W. A ferro e fogo. A história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
FERNANDES, F. A organização social dos Tupinambá. São Paulo: Instituto Progresso Editorial, 1948.
GANDAVO, P. M. D. História da Província de Santa Cruz. São Paulo: Hedra, 2008. Publicado originalmente em 1576.
LÉRY, J. D. Os Índios do Brasil. Lisboa: Teorema, 2003. Publicado originalmente em 1578.
LOPES, J. J. M. Geografia das Crianças, Geografia das Infâncias: a contribuição da Geografia para o estudo das crianças e de suas infâncias. Contexto & Educação, v. XXIII, n. 79, p. 65-82, 2008.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2012a. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em 19/12/2015.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Ambiental. 2012b. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em 19/12/2015.
MONTEIRO, E. Os Brasis de Uruçumirim. Uma prosa histórica sobre os nativos Tupinambás da Guanabara de Aimberê. Rio de Janeiro: Tauari, 2000.
PEILLARD, L. Fernão de Magalhães e a Primeira Volta ao Mundo da 'Victoria'. Lisboa: Bertrand, S/D.
PEREIRA, M. S. A navegação de 1501 ao Brasil e Américo Vespúcio. Rio de Janeiro: ASA, 1984.
PEREIRA, M. S. Índios Tupi-Guarani na pré-história - suas invasões do Brasil e do Paraguai, seu destino após o descobrimento. Maceió: EDUFAL, 2000.
PRIORI, M. D. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
RAMOS, F. P. A história trágico marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORI, M. D. História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004. p. 19-54.
RODRIGUES, T. A população portuguesa. Das longas permanências à conquista da modernidade. População e Sociedade, n. 18, p. 21-42, 2010.
SCHWARCZ, L. M.; STARLING, M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
STADEN, H. Duas Viagens ao Brasil. Porto Alegre: R&PM, 2011. Publicado originalmente em 1526.
THEVET, A. Les singularités de la France Antartique. Les Brésil des Cannibales au XVI siècle. Paris: La Decouverte/Maspero, 1983. Publicado originalmente em 1557.
UNICEF. ECA 25 Anos. Avanças e desafios para a infância e a adolescência no Brasil. 2015.
VYGOTSKIJ, L. S.; LURIJA, A. L. La scimmia, l'uommo primitivo, il bambino. Studi sulla storia del comportamento. Firenze: Giunti Barbera, 1987. Publicado originalmente em 1930.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
História da Educação utilizes as a base to transfer right to the CreativeCOmmons BY license (creativecommons.org) for open access periodicals Open ArchivesIniciative (OAI), greenroad category.
Open access means making it freely available on the Internet, so that the users can read, download, copy, distribute, print, research or reference the full text of the documents, process them for indexation, utilize them as input data for software programs, or use them for any other legal purpose, without a financial, legal or technical barrier.
a) Authors keep the copyrights and grant the right of first publication to the journal, with the work simuoltaneously licenced under the Creative Commons Attribution License, which enables sharing the text with acknowlegement of authorship and initial publication in this journal.
b) Authors have permission to take up additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g. publishing in an institutional repository or as a book chapter) with acknowledgment of authorship and initial publication in this jounral.
c) Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) to any point before or during the publication process, since this may generate productive changes, and also increase the impact and citation of the work published.