Canto orfeônico e história da pedagogia musical: análise das aulas de canto orfeônico de Judith Morisson Almeida - Choral singing and the history of musical pedagogy: analysis of the choral singing classes, by Judith Morisson Almeida

Autores

  • Raimundo Rajobac, Brasil Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

História da Educação Musica, Pedagogia Musical, Canto Orfeônico, Música na Escola

Resumo

Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz possível ao lançarmos mão da materialidade histórica da educação que, dentre outras possibilidades, pode ser encontrada nos manuais didáticos. Tomaremos como objeto de investigação o livro Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, buscando destacar sua proposta pedagógica no que diz respeito ao trabalho com o canto orfeônico, bem como a relação que a mesma manteve com a tendência pedagógica escolanovista e o contexto sociopolítico da época.

Palavras-chave: pedagogia musical, canto orfeônico, música na escola.

 

CHORAL SINGING AND THE HISTORY OF MUSICAL PEDAGOGY: ANALYSIS OF THE CHORAL SINGING CLASSES, BY JUDITHMORISSON ALMEIDA

Abstract

This article aims at developing a dialogue with the history of the Brazilian Musical Pedagogy, either from the perspective of the recovery of the determining historic moments as well as from the interpretative perspective that becomes feasible as we give up the historic materiality, which, among other possibilities, can be found in didactic manuals. The book Aula de canto orfeônico para as quatro séries do curso ginasial (1951), by Judith Morisson Almeida, will be taken as an investigation subject, seeking its pedagogical proposal in the choral singing, as well as its relation with the pedagogical trend in the ‘novista’ school and the socio-political context from that time.

Key-words: musical pedagogy, choral singing, music in the school.

 

EL CANTO ORFEÓNICO Y LA HISTÓRIA DE LA PEDAGOGÍA MUSICAL: ANÁLISIS DE LAS AULAS DE CANTO ORFEÓNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA

Resumen

El artículo tiene como objetivo desarrollar un diálogo con la historia de la Pedagogía Musical brasileña, en la perspectiva de recuperación de momentos históricos importantes, y también en la perspectiva interpretativa, que es posible si hacemos uso de la materialidad histórica de la educación que puede ser encontrada, entre otras posibilidades, en los manuales didácticos. Tomaremos como objeto de investigación el libro Aulas de canto orfeônico para quatro série do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, intentando poner en evidencia su propuesta pedagógica en el trabajo con el canto orfeónico, así como la relación que la autora mantenía con la tendencia pedagógica de la Educación nueva y el contexto sociopolítico de la época.

Palabras-clave: pedagogía musical, canto orfeónico, música en la escuela.

 

LE CHANT ORPHÉONIQUE ET L’HISTOIRE DE LA PÉDAGOGIE MUSICALE: ANALYSE DE AULAS DE CANTO ORFEÔNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA

Résumé

L’article a pour but d’établir un dialogue avec l’histoire de la Pédagogie Musicale brésilienne, dans la perspective de rappeler des moments historiques déterminants, ainsi que dans la perspective d’interpréter des documents, qui est possible si l’on se sert de la matérialité historique de l’éducation que, entre autres possibilités, peut se trouver dans les manuels didactiques. On prend comme objet de recherche le livre Aulas de canto orfeônico para quatro séries do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, en essayant de mettre en évidence sa proposition pédagogique par rapport au travail avec le chant orphéonique, ainsi que la relation que l’autrice établit avec la tendance pédagogique de l’Éducation nouvelle et le contexte sociopolitique de l’époque.

Mots-clé: pédagogie musicale, chant orphéonique, musique à l’école.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Rajobac, Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor efetivo no Departamento de Música da UFRGS. Mestre e Doutor em Educação, o autor possui Graduação em Música, Filosofia e Teologia. Seus estudos e pesquisas concentram-se nas seguintes áreas: Estética e Filosofia da Música; Filosofia da Educação Musical; Hermenêutica, Música e Formação (Bildung).

Referências

ARRUDA, Yolanda de Quadros. Elementos de canto orfeônico. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1960.

BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BRASIL. Decreto n. 19.890 - de 18 de abril de 1931/ Exposição de motivos. Disponível em <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/5_Gov_Vargas/decreto %2019. 890-% 201931%20reforma%20francisco%20campos.htm>. Acesso em 12 nov. 2011.

BRASIL. Decreto n. 41.926, de 30 de julho de 1957. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-41926-30-julho-1957-380671-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 12 nov. 2011.

BRASIL. Decreto-lei n. 9.494, de 22 de julho de 1946. Disponível em <http://www2.camara.gov.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-9494-22-julho-1946-417580-norma-pe.html>. Acesso em 12 nov. 2011.

BRASIL. Portaria n. 178, de 22 de julho de 1955. Diário Oficial da União. Brasília, Outubro, 1955.

DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

FREITAS, Maria Elisa Leite; TEITEL, Samuel. Noções de música e canto orfeônico: 1ª série. Porto Alegre: Papelaria, 1941.

GOMES JR, João. Aulas de música. São Paulo: Companhia Graphico/Monteiro Lobato, 1925.

LEMOS JR, Wilson. Canto orfeônico: uma investigação acerca do ensino de música na Escola Secundária Pública de Curitiba (1931-1956). Curitiba: UFPR, 2005. 111f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná.

LOZANO, Fabiano R. Alegria das escolas: primeiros passos ao ensino natural de música. São Paulo: Ricordi, 1955.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Galeria de ministros. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13517>. Acesso em 12 nov. 2011.

PALMA FILHO, João Cardoso (org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação. São Paulo: Unesp, 2005.

PALMA FILHO, João Cardoso. A educação brasileira no período de 1930 a 1960: a Era Vargas. Disponível em <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/ 123456789/107 /3/01d06t05.pdf>. Acesso em 30 maio 2015.

PEIXOTO, Afrânio. Um grande problema nacional: estudos sobre o ensino secundário. Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1937.

RAZZINI, Marcia. A cidade dos livros didáticos: a expansão das edições escolares em São Paulo. Disponível em <http://www.uff.br/lihed/segundoseminario/index.php/resumos/ ii-seminario/96-de-j-a-m?lang=pt>. Acesso em 12 nov. 2011.

RAZZINI, Marcia. Monteiro Lobato e a produção de livros escolares em São Paulo nos Anos 20. CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 12, 2011. Anais ... Curitiba: Abralic, 2012. Disponível em <http://www.abralic.org.br/anais/cong2011/AnaisOnline/ resumos/TC1008-1.pdf>. Acesso 12 nov. 2011.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

VILLA-LOBOS, Heitor Educação musical. Boletim Latino Americano de Música, Rio de Janeiro, v. I/6, 1946, p. 515-588.

Downloads

Publicado

2016-04-23

Como Citar

Rajobac, Brasil, R. (2016). Canto orfeônico e história da pedagogia musical: análise das aulas de canto orfeônico de Judith Morisson Almeida - Choral singing and the history of musical pedagogy: analysis of the choral singing classes, by Judith Morisson Almeida. Revista História Da Educação, 20(49), 239–254. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/56393

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo