Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação - Expertise on the problems related to school performance: a study of psychology textbooks and the Journal of Education

Ana Laura Godinho Lima, Luciana Maria Viviani, Brasil

Resumo


Neste trabalho efetua-se uma caracterização dos discursos da pedagogia e da psicologia sobre os problemas de rendimento escolar. A análise incide sobre o período de estruturação do sistema público de ensino e de difusão dos princípios da Escola Nova. São analisados artigos da Revista de Educação, também denominada Educação e Escola Nova, e manuais de psicologia educacional destinados à formação docente, publicados nas décadas de 1930 e1940. Aanálise baseia-se em textos de Michel Foucault e Dominique Maingueneau sobre o discurso. O exame dos enunciados da psicologia e da educação indica que a melhoria do rendimento escolar era relacionada à possibilidade de produzir conhecimentos científicos sobre o aluno e controlar, rigorosamente, a organização do trabalho escolar, em especial as atividades docentes.

Palavras-chave: rendimento escolar, trabalho docente, revistas pedagógicas, manuais de ensino.


EXPERTISE ON THE PROBLEMS RELATED TO SCHOOL PERFORMANCE: A STUDY OF PSYCHOLOGY TEXTBOOKS AND THE JOURNAL OF EDUCATION 

Abstract

This article presents a depiction of the discourses of pedagogy and psychology on the problems related to school performance. It focuses on the period when the public school system was being structured and when the principles of the New School spread. The article analyses texts published in the Revista de Educação, Journal of Education also called Education and New School, and educational psychology textbooks for teacher education, published in the 1930s and 1940s. The analysis is based on texts by Michel Foucault and Dominique Maingueneau about the speech. The examination of the statements of psychology and education indicates that the improvement of school performance was related to the production of scientific knowledge about the student and to the strict control of school work, especially teaching activities.

Key-words: school performance, teaching, pedagogical journals, textbooks.


CONOCIMIENTOS ESPECIALIZADOS SOBRE LOS PROBLEMAS DE RENDIMIENTO ESCOLAR: UN ESTUDIO DE MANUALES DE PSICOLOGÍA Y DE LA REVISTA DE EDUCAÇÃO 

Resumen

El trabajo efectúa una caracterización de los discursos de la pedagogía y de la psicología, sobre los problemas de rendimiento escolar. Incide sobre el período de estructuración del sistema público de educación y de difusión de los principios dela Escuela Nueva.Son analizados artículos dela Revistade Educação, también denominada Educação e Escola Nova, y los manuales de psicología de la educación destinados a la formación docente, publicados en las décadas de 1930 e 1940.  El análisis se basa en textos de Michel Foucault y de Dominique Maingueneau sobre el discurso. El examen de los enunciados de la psicología y de la educación indica que la mejoría del rendimiento escolar estaba relacionada con la posibilidad de producir conocimientos científicos sobre el alumno y controlar rigurosamente la organización del trabajo escolar, en especial las actividades docentes. 

Palabras clave: rendimiento escolar, trabajo docente, revistas pedagógicas, manuales escolares.


CONNAISSANCES SPÉCIALISÉES SUR LES PROBLÈMES DE PERFORMANCE À L'ÉCOLE: UNE ÉTUDE DES MANUELS DE PSYCHOLOGIE  ET DE LA REVUE DE L’ÉDUCATION

Résumé

Le travail effectue une caractérisation des discours de la pédagogie et de la psychologie sur les problèmes de performance scolaire. Il se concentre sur la période de la structuration du système scolaire public et de diffusion des principes dela NouvelleÉcole. Les articles publiés dansla Revistade Educação, également appelé Educação et Escola Nova, sont analysés ainsi que les manuels de psychologie de l'éducation destiné à la formation des instituteurs, publiés dans les années 1930 et1940. L'analyse est fondée sur des textes de Michel Foucault et Dominique Maingueneau sur le discours. L'examen de la psychologie et de l'éducation indique que l'amélioration de la performance scolaire était liée à la possibilité de produire des connaissances scientifiques sur l'étudiant et de contrôler strictement l'organisation du travail scolaire, en particulier les activités d'enseignement.

Mots-clé: performance scolaire, travail des enseignants, revues pedagogiques, manuels scolaires.

 


Palavras-chave


Rendimento escolar; Trabalho docente, Revistas pedagógicas, Manuais de ensino

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, José de. Noções de psicologia aplicada à educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1947.

AMORIM, Guaraciaba. Classes selecionadas. Revista de Educação, São Paulo, v. 19-20, 1937, p. 108-112.

ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino. A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição. São Paulo: Unimarco/Educ, 2007.

ASSIS, Benedicto de. A homogeneização das classes como um dos fatores da racionalização do ensino primário. Revista de Educação, São Paulo, v. 8, n. 8, 1934, p. 71-77.

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. A psicologia educacional e o ensino da paixão, do prazer e da dor (Minas Gerais 1920-1960). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n. 7, 2008, p. 247-261.

AZEVEDO, Nelson Cunha de. Psicologia educacional. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

BRISOLLA, Francisco A. Reprovações: sua origem e causas. Revista de Educação, São Paulo, v. 13-24, 1936, p. 115-120.

CAMPOS, Regina Helena de Freitas; LOURENÇO, Érika; ANTONINI, Isabel Gontijo. Helena Antipoff e a psicologia no Brasil. In CAMPOS, Regina Helena de Freitas (orgs.). Helena Antipoff: textos escolhidos. São Paulo: Casa do Psicólogo; Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2002, p. 13-31.

CARVALHO, Marta M. C. Modernidade pedagógica e modelos de formação docente. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, 2000, p. 111-120.

CATANI, Denice B; SOUSA, Cinthya P. Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996). Catálogo. São Paulo: Plêiade/Finep, 1999.

COMISSÃO Técnica de Ensino Primário. Recomendação n. 1: a organização de classes para o ano letivo de 1946. Educação, v. 35, n. 50-53, 1946, p. 207-210.

FERRAZ, Anna Nogueira; BOLLIGER, Olga. Organização de classes seleccionadas e applicação dos tests ABC. Revista de Educação, São Paulo, v. 15-16, p. 52-55, 1936.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Melhoramentos, s.d.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom. Os testes. Escola Nova, São Paulo, v. 2, n. 3-4, 1931, p. 253-259.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola, 2008.

MENDES, Justino. Psicologia educacional. Juiz de Fora: Lar Católico, 1943.

MONARCHA, Carlos. Brasil arcaico, escola nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo: Unesp, 2009.

NAGLE, Jorge. A educação na primeira república. In: FAUSTO, Bóris. História geral da civilização brasileira. Rio de Janeiro; São Paulo: Difel, 1977, p. 261-291.

NÓVOA, António. A imprensa de educação e ensino. In: CATANI, Denice Barbara; BASTOS, Maria Helena Camara. Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997, p. 11-31.

OLINTO, Plinio. Psicologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1934.

OLINTO, Plínio. Do valor do exame psico-fisiológico na pesquisa das aptidões. Revista de Educação, São Paulo, v. 3, n. 1-2, 1931, p. 109-118.

PENTEADO, R. A. Seleção de classes. Revista de Educação, São Paulo, v. 21-20, 1938, p. 60-62.

PENTEADO JUNIOR, Onofre de Arruda. Compêndio de psicologia: problemas de psicologia educacional. São Paulo: edição do autor, 1949.

PIMENTEL, Iago. Noções de psychologia aplicadas à educação. São Paulo: Melhoramentos, 1931.

PINTO, Norberto de S. A aprendizagem e as crianças anormais. Revista de Educação, São Paulo, v. 30, n. 40-41, 1943, p. 84-87.

REPLOGLE, Leon. Novo typo de exames. Revista de Educação, São Paulo, v. 17-18, 1937, p. 87-98.

SÃO PAULO. Estatística escolar de 1930. São Paulo: Diretoria Geral do Ensino, 1931.

SILVA, Vivian Batista da. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: USP, 2005. 400f. Tese (doutorado em Educação). Universidade de São Paulo.

TAVARES, Fausto. A ordem e a medida: escola e psicologia em São Paulo (1890-1930). São Paulo: USP, 1995. 229f. Dissertação (mestrado em Educação). Universidade de São Paulo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes