Usos e funções da fotografia pública no conhecimento histórico escolar - Uses and functions of public photograph in school history knowledge

Ana Maria Mauad, Brasil

Resumo


No texto discute-se a presença de fotografias na produção do saber histórico escolar, como plataforma privilegiada para a observação de práticas escolares associadas às possibilidades abertas pela história visual. A análise centra-se nos usos e funções da fotografia pública e nas possibilidades de se associar história visual à produção do conhecimento histórico em ambiente escolar. Introduz-se a noção de fotografia pública e a utilização desse tipo de imagem em livros didáticos contemporâneos.

Palavras-chave: fotografia pública, livros didáticos, história visual.

 

USES AND FUNCTIONS OF PUBLIC PHOTOGRAPH IN SCHOOL HISTORY KNOWLEDGE

Abstract

This article analyses photographs as means of production of didactical historical knowledge and also a privileged platform of observation of school practices in visual history. It focuses on the uses and functions of public photograph for teaching History and the possibilities of the association between Visual History and historical scholarship in elementary levels. It is presented the notion of public photograph and its uses in contemporary didactical books.

Key-words: public photograph, didactical books, visual history.

 

USOS Y FUNCIONES DE LA FOTOGRAFÍA PUBLICA EN EL CONOCIMIENTO HISTÓRICO ESCOLAR

Resumen

En este artículo evaluase la presencia de fotografías en la producción del saber histórico escolar, como una plataforma privilegiada para la observación de practicas escolares asociadas a las posibilidades abiertas por la historia visual. Análisis centrase en los usos y funciones de la fotografía publica y en las posibilidades de asociarse Historia Visual a la producción de conocimiento histórico en ambiente escolar. Introduce la noción de fotografía pública y su utilización en libros didácticos contemporáneos.

Palabras-clave: fotografía pública, libros didácticos, historia visual.

 

USAGES ET FONCTIONS DE LA PHOTOGRAPHIE PUBLIQUE DANS LA CONNAISSANCE HISTORIQUE SCOLAIRE

Résumé

historique scolaire, comme plate-forme privilégiée pour observer des pratiques scolaires associés aux possibilités ouvertes par l’ histoire visuelle. L’ analyse est centrée sur les usages et les fonctions de la photographie publique et dans les possibilités de s'associer histoire visuelle à la production de la connaissance historique dans le milieu scolaire. Le texte présente la notion de photographie publique et l'utilisation de cette type d'image dans les livres didactiques contemporains.

Mots-clé: photographie publique, livres didactiques, histoire visuelle.

 


Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 16, n. 2, 2008, p. 131-173.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: Kkym, 2012.

HARIMAN, Robert; LUCAITES, John Louis. No caption needed. Chicago: University of Chicago Press, 2007.

KNAUSS, Paulo. Aproximações disciplinares: história, arte e imagem. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, 2008, p.151-168.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, 2006, p. 97-115.

KRACAUER, Siegfried, Photography. In: Trachetenberg, Alan (ed.). Classic essays on photography. New Haven: Leete’s Island Books, 1980, p. 245-268.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: Memória-história. Enciclopedia Einaudi, v. 1. Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda, 1985, p. 95-106.

LOUZADA, Silvana. Prata da casa: fotógrafos e fotografia nos diários do Rio de Janeiro - 1950-1960. Niteroi: UFF, 2014.

MAUAD, Ana Maria. As imagens que educam e instruem - usos e funções das ilustrações nos livros didáticos de história. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (orgs.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: UFRN, 2007, p.109-115.

MAUAD, Ana Maria. Foto-ícones, a História por detrás das imagens? Considerações sobre a narratividade das imagens técnicas. In: RAMOS, Alcides Freire; PATRIOTA, Rosangela; PESAVENTO, Sandra Jatahy (orgs.). Imagens na história. São Paulo: Hucitec, 2008, p. 197-213.

MAUAD, Ana Maria. O olho da história: fotojornalismo e a invenção do Brasil contemporâneo, In: NEVES, Lucia; MOREL, Marco; FERREIRA, Tânia Maria Bessone (orgs.). História e imprensa: representações culturais e práticas de poder. Rio de Janeiro: DP&A Editoria/Faperj, 2006, p. 365-385.

MAUAD, Ana Maria. Poses e flagrantes: ensaios sobre história e fotografias. Niterói: UFF, 2008.

MELLO, Maria Teresa B. de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A fotografia como documento, Robert Capa e o miliciano abatido na Espanha: sugestões para um estudo histórico. Tempo, Niterói, n. 14, 2003, p. 131-151.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 45, 2003a, p. 11-36.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Rumo a uma história visual. In: MARTINS, José de Souza; ECKERT, Cornélia; NOVAES, Sylvia Caiuby (orgs.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p. 50-70.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático - pnld 2015, Edital de convocação 01/2013 - CGPLI.

NEGRO, Antonio Luigi; SILVA, Sergio (org.). E. P. Thompson: a peculiaridade dos ingleses e outros artigos. Campinas: Unicamp, 2001.

PRICE, Derrick. Surveyors and surveyed: photography out and about. In: WELLS, Liz (ed.). Photography: a critical introduction. London and NY: Routledge, 2001, p.65-115.

REIS, Daniela Gorgen. Imagens do poder: fotografia da legalidade pelas lentes da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (1961). 154f. Porto Alegre: Ufrgs, 2012. Dissertação (mestrado em História). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

RICOUER, Paul. Memory, history and forgetting. Chicago/London: The Chicago University Press, 2004.

Thompson, Eduard Palmer. Miséria da teoria. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo (1839-1889), Rio de Janeiro: Funarte/Rocco, 1995.

VASQUEZ, Pedro. D. Pedro II e a fotografia no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 1985.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



 

 

====================================================================


REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

 

REDES SOCIAIS / SOCIAL NETWORKS

 

                   




INDEXADORES / INDEXERS

 

                  

 

 

 

              

 

 

                    

 

 

 

 

                  

 

 

                       

 

 

                    

 

 

                              

 

 

                    

 

 

                     

 

 

 

PATROCINADORES E APOIADORES / SPONSORS AND SUPPORTERS

 

                            

 

 

              

 

 

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO / DEVELOPMENT AGENCIES