Pragmatismo e idealismo: o debate entre pioneiros e católicos em dois manuais no Brasil dos anos de 1930 - Pragmatism and idealism: the debate between catholics and pioneers in Brazil in two books of the 1930s

Maria de Lourdes Pinheiro, Maria Cristina Menezes, Brasil

Resumo


Na década de 1930 acentuava-se o debate educacional brasileiro entre dois grupos rivais, que se utilizaram do livro como um dispositivo estratégico para divulgar ou censurar concepções pedagógicas com a intenção de consolidar um determinado modelo escolar. Neste contexto e por uma perspectiva histórico-cultural, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre dois impressos de coleções pedagógicas que circularam no Brasil: Democracia e educação, de John Dewey (1936) e A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático, de Herman Harrel Horne (1938).

Palavras-chave: coleções pedagógicas, estratégia, práticas, modelo escolar.

 

PRAGMATISM AND IDEALISM: THE DEBATE BETWEEN CATHOLICS AND PIONEERS IN BRAZIL IN TWO BOOKS OF THE 1930S

Abstract

In the 1930 the Brazilian educational discussion took place between two opposing groups, who used the book as a strategic device aimed to disseminate or censure pedagogical concepts with the intent of consolidating a particular school model. In this context and a cultural-historical perspective, this paper presents a discussion of two printed collections pedagogical that circulated in Brazil: Democracy and Education by John Dewey (1936) and The Philosophy of Education from the democratic point of view, by Herman Harrell Horne (1938).

Key-words: pedagogical collections, strategy, practices, school model.

 

EL PRAGMATISMO Y EL IDEALISMO: EL DEBATE ENTRE CATÓLICOS Y PIONEROS EN BRASIL EN DOS LIBROS DE LA DÉCADA DE 1930

Resumen

En los años 1930 acentuado el debate educativo brasileño entre dos grupos rivales, que utilizan el libro como un mecanismo estratégico para dar a conocer o censurar conceptos pedagógicos con la intención de consolidar un modelo de escuela particular. En este contexto y una perspectiva histórico-cultural, este artículo presenta un análisis de dos colecciones impresas pedagógicos distribuidos en Brasil: Democracia y educación, de John Dewey (1936) y La filosofía de la educación desde el punto de vista democrática, de Herman Harrell Horne (1938).

Palabras-clave: colecciones pedagógicas, estrategia, prácticas, escuela modelo.

 

LE PRAGMATISME ET IDÉALISME: LE DÉBAT ENTRE LES CATHOLIQUES ET LES PIONNIERS AU BRÉSIL DANS DEUX LIVRES DES ANNÉES 1930

Résumé

Dans les années 1930 accentué le débat sur l'éducation brésilienne entre deux groupes rivaux, qui ont utilisé le livre comme un dispositif stratégique pour faire connaître ou de censurer concepts pédagogiques avec l'intention de consolider un modèle d'école en particulier. Dans ce contexte et dans une perspective historico-culturelle, cet article présente une discussion de deux recueils imprimés pédagogiques distribués au Brésil: Démocratie et éducation par John Dewey (1936) et La Philosophie de l'éducation du point de vue démocratique par Herman Harrell Horne (1938).

Mots-clé: collections pédagogiques, stratégie, pratiques, model school.

 


Palavras-chave


Coleções pedagógicas; estratégia; práticas; modelo escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. Leonardo Van Acker e a filosofia da educação na PUCSP. JORNADA DO HISTEDBR, 6, 2005. Anais ... Ponta Grossa: UEPG, 2005.

BICCAS, Maurilane de Souza; CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Reforma escolar e práticas de leitura de professores: a Revista do Ensino. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana Gonçalves (orgs.). Biblioteca e formação docente: percursos de leitura (1902-1935). Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 63-91.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de; TOLEDO, Maria Rita Almeida. A biblioteca da educação de Lourenço Filho: uma coleção a serviço de um projeto de inovação pedagógica. Quaestio, Sorocaba, v. 8, 2006, p. 47-63.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel, 1990.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

HORNE, Herman Harrel. A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático. São Paulo: Saraiva, 1938.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; MENEZES, Maria Cristina (orgs.). Anísio Teixeira 1900-2000: provocações em educação. Campinas: Autores Associados; Bragança Paulista: USF, 2000.

TEIXEIRA, Anísio. 1936. Apresentação. In: DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936, p. 5-8.

TOLEDO, Maria Rita Almeida. Circulação de modelos de leitura para professores: a atualidades pedagógicas e a biblioteca museu do ensino primário. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 30, 2007. Anais ... Caxambu: Anped, 2007.

VAN ACKER, Leonardo. Vários métodos no estudo da escola nova. Revista Brasileira de Pedagogia, Rio de Janeiro, ano I, n. 2, 1934, p. 65-70.

VAN ACKER, Leonardo. Prefácio. In: HORNE, Herman Harrel. A filosofia da educação sob o ponto de vista democrático. São Paulo: Saraiva, 1938, p. 5-6.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes