As disputas em torno do ensino primário rural (São Paulo, 1931-1947) - The disputes over the rural primary school education (São Paulo, 1931-1947)

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Brasil, Rosa Fátima de Souza, Brasil

Resumo


O objetivo deste texto é reconstituir odebate em torno do ensino primário rural no estado de São Paulo, examinando as representaçõesdos educadores veiculadas na imprensa periódica educacional e as iniciativaspolíticas empreendidas pelo Poder Público. A análise recai, em primeiro lugar,nos problemas e soluções para o ensino primário rural aventado por diferenteseducadores. Em seguida, examinamos as concepções contrastantes dos defensoresda ruralização do ensino e dos partidários da escola comum. Na sequência,ressaltamos as discussões sobre a formação dos professores primários rurais e,por último, analisamos as iniciativas levadas a termo pelos governos do estadode São Paulo para a educação primária rural no período delimitado para esteestudo.

Palavras-chave


Educação primária rural, História do ensino rural, Políticas para o ensino rural, Educação rural no estado de São Paulo

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