As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar - The conceptions and contributions of Pestalozzi, Grube, Parker and Dewey for teaching arithmetic in elementary level: the concept of number

Autores

  • David Antonio da Costa, Brasil Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

aritmética, número, livro didático.

Resumo

Este artigo aborda as concepções relacionadas ao ensino de Aritmética de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey. Tais concepções perpassaram os tempos e deixaram vestígios nos livros didáticos utilizados. Focalizar a investigação no conceito de número presente nos livros didáticos revela importantes contribuições destes autores na constituição da Aritmética como disciplina escolar no Brasil.

Palavras-chave: aritmética, número, livro didático.

 

THE CONCEPTIONS AND CONTRIBUTIONS OF PESTALOZZI, GRUBE, PARKER AND DEWEY FOR TEACHING ARITHMETIC IN ELEMENTARY LEVEL: THE CONCEPT OF NUMBER 

Abstract

This article discusses the concepts related to teaching arithmetic of Pestalozzi, Grube, Parker and Dewey. These concepts permeate time and leave traces in the textbooks used. Focusing research on the concept of number present in textbooks reveals important contributions of these authors in the constitution of Arithmetic as school subject inBrazil.

Key-words: arithmetic, number, textbook.

 

LAS CONCEPCIONES Y CONTRIBUCIONES DE PESTALOZZI, GRUBE, PARKER Y DEWEY PARA La ENSEÑANZA DE LA ARITMÉTICA EN EL NIVEL ELEMENTAL: EL CONCEPTO DE NÚMERO 

Resumen

Este artículo aborda los conceptos relacionados con la enseñanza de la aritmética de Pestalozzi, Grube, Parker y Dewey. Estos conceptos impregnan tiempo y dejan huellas en los libros de texto utilizados. Investigación que se centra en el concepto de número presente en los libros de texto revela importantes contribuciones de estos autores en la constitución de la aritmética como asignatura escolar en Brasil.

Palabras-clave: aritmética, número, libro de texto.

 

LES CONCEPTIONS ET CONTRIBUTIONS DE PESTALOZZI, GRUBE, PARKER Et DEWEY POUR L'ENSEIGNEMENT DE L'ARITHMÉTIQUE DANS LE NIVEAU ÉLÉMENTAIRE: LE CONCEPT DE NOMBRE

Résumé

Cet article présente les concepts liés à l'enseignement de l'arithmétique de Pestalozzi, Grube, Parker et Dewey. Ces concepts imprègnent temps et laissent des traces dans les manuels scolaires utilisés. Recherche axée sur le concept de nombre présent dans les manuels scolaires révèle d'importantes contributions de ces auteurs dans la constitution de l'arithmétique comme une discipline scolaire au Brésil.

Mots-clé: arithmétique, le nombre, des manuels scolaires.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Antonio da Costa, Brasil, Universidade Federal de Santa Catarina

DAVID ANTONIO DA COSTA é doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Metodologia e Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC, Florianópolis, Santa Catarina.

Endereço: Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima

Trindade - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil - CEP: 88040-900

E-mail: david.costa@ufsc.br

 

Referências

AGUAYO, Alfredo Miguel. Didática da escola nova. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1966.

BARRETO, René. Serie graduada de mathematica elementar. São Paulo: Escolas Profissionaes Salesianas, 1912.

BUISSON, Ferdinand (dir.). Dictionnaire de pédagogie et d’instruction primaire. Paris: Hachette et Cie, 1887.

CHAVANNES, Daniel Alexandre. Exposición del método elemental de Henrique Pestalozzi. Madrid: Imprenta de Gomes Fuentenebro, 1807.

CHAVANNES, Daniel Alexandre. Exposé de la méthode élémentaire de H. Pestalozzi, suivi d’une notice sur les travaux de cet homme célèbre, son institut et ses principaux collaborateurs. Paris: Levrault-Schoell, 1809.

COSTA, David Antonio da. Arithmetic in primary school of Brazil. In: CONFERENCE OF EUROPEAN RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 6, Proceedings, Lyon, 2009.

COSTA, David Antonio da. Aritmética escolar no ensino primário brasileiro: 1890-1946. São Paulo: PUCSP, 2010. 282f. Tese (doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica.

DEWEY, John; Mc LELLAM, James. The psychology of number and its applications to methods of teaching arithmetic. New York: D. Appleton and Co., 1895.

EBY, Frederick. História da educação moderna: teoria, organização e prática educacionais. Porto Alegre: Globo, 1962.

GALLEGO, Dolores Carrillo. La metodología de la aritmética en los comienzos de las escuelas normales (1838-1868) y sus antecedentes. Murcia: Departamento de Didáctica de las Ciencias Matemáticas y Sociales, Universidad de Murcia, 2005.

MONTAGUTELLI, Malie. Histoire de l’enseignement aux États-Unis. Paris: Belin, 2000.

PESTALOZZI, Juan Enrique. Cómo Gertrudis enseña a sus hijos: cartas sobre la educación de los niños. Libros de educación elemental (prólogos). México: Porrúa, 1980.

SMITH, David Eugene. The teaching of elementary mathematics. New York: Mac Millan & Co., 1902.

SOLDAN, Frank Louis. Grube’s method of teaching arithmetic: explained with a large number of pratical hints and illustrations. Boston: The Interstate Publishing Company, 1878.

VASQUEZ, Modesto Sierra; ROMERO, Luis Rico; ALFONSO, Bernardo Gómez. El número y la forma: libros e impresos para la enseñanza del cálculo y la geometría. In: BENITO, Agustin Escolano (dir.). Historia ilustrada del libro escolar en España: del Antiguo Régimen a la Segunda República. Madrid: Fundación Germán Sánchez Ruipérez/ Pirámide, 1997, p. 373-398.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

Costa, Brasil, D. A. da. (2013). As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar - The conceptions and contributions of Pestalozzi, Grube, Parker and Dewey for teaching arithmetic in elementary level: the concept of number. Revista História Da Educação, 18(42), 37–59. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/39014

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo