Igreja e normalização de professores em São João del-Rei (Minas Gerais)
Resumo
Este trabalho foi construído a partir da aproximação entre a história da educação e o tema da formação docente pelo viés do ensino confessional católico. Para tal, foi empreendido um estudo acerca do Curso Normal ofertado pelo Colégio Nossa Senhora das Dores, fundado em 1898 na cidade de São João del-Rei (MG), em que se buscava formar professoras para atuar em outros níveis de ensino. Tendo em vista sua equiparação, em 1905, às escolas normais oficiais do Estado de Minas Gerais, busquei investigar o modo como foi instituído esse novo estatuto jurídico em meio aos acontecimentos que o precederam.
Palavras-chave: formação docente, educação feminina, escola normal.
CHURCH AND STANDARDS FOR TEACHERS IN SÃO JOÃO DEL-REI (MINAS GERAIS)
Abstract
This work intends to relate of History Education and Teacher Training from the perspective of catholic teaching. The study was undertaken about the Teaching Course, offered by the High Scholl called Colégio Nossa Senhora das Dores, founded in 1898 in São João del-Rei, Minas Gerais. The propose of the course was to train teachers to work in different levels of learning. In 1905, the course obtained the equivalence to the official teacher’s college in Minas Gerais. The study tried to investigate how the new legal status was established among the events that precede this jurisdiction.
Key-words: teacher education, female education, teacher training high school.
IGLESIA Y LAS NORMAS PARA LOS MAESTROS EN LA SÃO JOÃO DEL-REI (MINAS GERAIS)
Resumen
Este trabajo se basa en la aproximación de la Historia de la Educación y el tema de la formación del profesorado por la perspectiva de la enseñanza confesional católica. Para ello, se realizó un estudio en el curso normal ofrecido por el Colegio Nuestra Señora de los Dolores, fundada en 1898 en São João del-Rei, Minas Gerais, que trataba de formar a los profesores para trabajar en otros niveles de educación. Teniendo en cuenta su asimilación en el año 1905, las escuelas oficiales normales del Estado de Minas Gerais, trató de investigar la forma en que se estableció este nuevo estatus jurídico entre los acontecimientos que la precedieron.
Palabras-clave: formación de docentes, la educación femenina, la escuela normal.
ÉGLISE ET LA NORMALISATION DES ENSEIGNANTS À SÃO JOÃO DEL REI (MINAS GERAIS)
Résumé
Ce travail a été construit par le rapprochement entre l'histoire de l'éducation et le thème de la formation des maitres par le biais de l'éducation confessionnelle catholique. À cette fin, on a entrepris une étude sur les cours Normal offert par le Collège Nossa Senhora das Dores, fondée en 1898 dans la ville de Sao João del Rei, Minas Gerais, orientée vers la formation des enseignants qui doivent agir sur les autres niveaux d'enseignement. Compte tenu de leur euiparation, en 1905, à des écoles normales officielle de l'état de Minas Gerais, on a cherché le façon dont ce nouveau statut juridique il a été mis au milieu des événements qui l'ont précédé.
Mots-clé: formation d'enseignant, l'éducation des femmes, école normale.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.