A pedagogia da ilustração e os guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro

Protásio Paulo Langer

Resumo


 

O presente trabalho visa abordar o projeto pedagógico do iluminismo português imposto aos guaranis provenientes dos Sete Povos das Missões e estabelecidos na aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, entre 1762 e 1801. Consideramos o tema relevante não só por suscitar problemas relativos aos primórdios da implantação da educação oficial no Rio Grande do Sul, mas também pelos resultados obtidos com o programa civilizatório pombalino que objetivava a substituição cultural dos guarani-missioneiros no Rio Grande de São Pedro.

Palavras-chave: guarani-missioneiros, iluminismo, Rio Grande de São Pedro.

Abstract

This paper aims to approach the pedagogical project based on the portuguese iluminism which was imposed upon the Guarani indians of the Sete Povos das Missões (the Seven Peoples of the Missions) that lived in the aldeia Nossa Senhora dos Anjos (Our Lady of the Angel's village) between 1762 and 1801. This subject is relevant because it raises problems related to the early implementation of the official education in Rio Grande do Sul, as wel as the results obtained through the civilizatory program devised by marquês de Pombal which intended to promote the westernization of the Guarani indians in the Province of the Rio Grande de São Pedro.

Keywords:  Guarani indians, iluminism, Rio Grande de São Pedro.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes