Imagens orais, escritas e fotográficas: registros reconstruídos por professores
Resumo
Este artigo tem como referência o projeto interinstitucional intitulado "Laboratório de Imagens: significações da docência na formação de professores envolvendo uma rede de pesquisadores do Rio Grande do Sul e, de outras regiões do país que vêm trabalhando com as temáticas do imaginário docente, das histórias de vida de professores (nas modalidades oral e escrita autobiográfica) e da memória docente. A pesquisa tem como referência tempos e espaços diferenciados, envolvendo professores que trabalharam, principalmente no final do século 19 e nas diferentes décadas do século 20, produzindo assim estudos comparativos através das imagens orais, escritas e fotográficas sobre categorias como processos de formação, gênero, escolha profissional e cultura docente. O referencial da memória é o substrato teórico onde nossa pesquisa se alicerça - a memória trabalho. Trabalho este que reconstrói imagens do passado à luz das experiências do presente, tentando viver este tempo através de uma relação que pode ser criativa e transformadora, a partir da reflexão das trajetórias de vida dos professores.
Palavras-chave: imagens, oralidade, escritas autobiográficas, histórias de vida de professores.
Abstract
This article is regard to the some envolved institutions in a project named: Laboratory of lmages: significations of teaching in the formation of the teachers involving a landing-net of searchers of the Rio Grande do Sul and, of the others regions of the country that has been working with the thematics of the teaching imaginary, of the teacher's life stories (in the oral and autobiographic Writings modalities) and of the teaching memory. The research is regard to differentiated times and spaces, involving teachers that work, principally in the end of the nineteen century and in the different decades of the twenty century, producing comparatives studies through of the oral, writing and photographic images about the categories like formation's process, genus, professional choices and teaching culture. The referential of the memory is the theoretical substratum where our research is consolidated - the work memory. Work that reconstruct images of the pass it'd illuminated by the experiences of the present, trying to live this time through of a relation that can be creative and transformer, based on the reflection the teacher’s life trajectories.
Keywords: images, orality, autobiographic writings, teacher's life stories.
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