A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada sobre revistas de ensino

Luis Miguel Carvalho

Resumo


 

Este artigo procura desenvolver um conjunto de linhas de orientação para uma investigação histórica comparada sobre a produção, a circulação e a apropriação do conhecimento pedagógico especializado e a concomitante emergência dos seus especialistas (entre 1920 e 1935). As revistas pedagógicas, que são a fonte principal da pesquisa, são tomadas como veículos da difusão e negociação desse discurso especializado. A primeira parte do artigo concentra-se em três tópicos: a relação pedagogia científica, Estado e escola de massas; a participação das revistas na circulação de modelos de modernização; o papel das revistas na construção política do saber especializado. A segunda parte do artigo enquadra estas linhas de inquirição num exercício sobre o uso crítico das propostas sobre a difusão global de modelos estandardizados de organização educacional.

Palavras-chave: educação; história comparada.

 

Abstract

This paper seeks to develop a script for a historical-comparative study on the diffusion, circulation and appropriation of a specialized pedagogical knowledge and, concomitantly, the rise of its experts (between 1920 and 1935). Pedagogical journals, which are the main sources of the study, are seen as important vehicles for the diffusion and negotiation of this discourse. The first part of the paper presents a preliminary discussion of three central topics of the inquiry; the relationship scientific pedagogy, State, mass schooling; the role of pedagogical journals in the circulation of modernization models; and the role of pedagogical journals in the politics of educational knowledge. The second part of the paper tries to inscribe those topics in the critical use of the approach of global diffusion of standardized models of educational organization.

Keywords: education, historical comparative study.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




====================================================================

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016 - A1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - Ufpel

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes