História comparada da educação: algumas aproximações

Autores

  • Dermeval Saviani Universidade de Campinas.

Resumo

 

O texto tem por finalidade propor aproximações à história comparada da educação, considerando a questão da comparação no âmbito histórico-educativo. Para tanto, apresenta a distinção entre educação comparada, história comparada, história da educação comparada, e história comparada da educação, aborda a relação entre história comparada da educação e intercâmbio internacional e finaliza tratando da importância da formulação de projetos conjuntos de investigação no âmbito da história comparada da educação brasileira.

Palavras-chave: história da educação, educação comparada, história comparada da educação.

Abstract

This text aims at proposing some approaches to the history of compared education taking into account the question of comparison in the historical-educational field. In order to meet that purpose, it brings forward the distinction between compared education, compared history, history of compared education and compared history of education. It also deals with the relationship between compared history of education and international exchange. Finally, it considers the importance of formulating joint research projects in the field of compared history of brazilian education.

Keywords: history of education; compared education; compared history of education.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Universidade de Campinas.

Professor titular de História da Educação na Unicamp, Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Downloads

Publicado

2012-07-07

Como Citar

Saviani, D. (2012). História comparada da educação: algumas aproximações. Revista História Da Educação, 5(10), 5–16. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30500

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo