O astro Anísio Teixeira na galáxia de Gutenberg
Resumo
Este trabalho analisa a contribuição de Anísio Teixeira (1900-1971) para a formação do pensamento brasileiro, no final da década de 60, pelos meios de comunicação de massa, por influência de sua função como co-tradutor de Marshal McLuhan (1911-1980). Foram utilizados, prioritariamente, três de seus escritos - a apresentação (1969) à edição brasileira de A galáxia de Gutenberg (1972); um pequeno texto na orelha da mesma edição, datado de 1970, e um artigo inicialmente publicado no jornal A Última Hora (1970) e, posteriormente, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. O exame dos três escritos revela a crença de que a percepção humana varia de acordo com as mudanças nos modos de utilização dos sentidos. A comunicação eletrônica teria, para Teixeira, a condição de provocar uma nova configuração cultural para o homem tipográfico da chamada galáxla de Gutenberg.
Palavras-chave: Anísio Teixeira, meios de comunicação de massa, Marshal McLuhan.
Abstract
This paper analysis the contribution of Anisio Teixeira (1900-1971) for the constitution to the brazillan thinking, at end of sixty decade by de mass medla, under the influence of his role as co-translator of Marshal McLuhan (1911-1980). Three papers were analyzed. First the presentation (1970) of The Gutenberg galaxy (1972) for the brazillan readers; second, a little paper (1969) at de cap of this book and third, a paper published by A Última Hora (1970), a brazillan newspaper, and after published also by de Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, a important education review. The analysis of these three papers shows the Teixeira's opinion about de human perception and its change with de matter how the society uses the thinking. The electronically communication could be, for Teixeira, to change a new cultural configuration to the typographic people in The Gutenberg Galaxy.
Key-words: Anísio Teixeira, mass media, Marshal McLuhan.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.