A primeira infância vai à escola: o regulamento do jardim da infância - Goiás/1928
Resumo
Este é um artigo no campo da história da educação tendo como fonte referencial o Regulamento e o Programa do Jardim da infância de 1928, da capital do Estado de Goiás. Essa fonte oficial aponta dados importantes sobre a concepção de criança compreendida no período, assim como as práticas pedagógicas pensadas para a criança menor de seis anos. A implementação do Jardim da infância na cidade de Goiás acontece ao meio das exigências do otimismo pedagógico nacional com forte influência da Escola Nova e da psicologia que referendava um novo modelo de escola, novas formas de abordar a infância, novos métodos. O modelo implementado no regulamento e programa oficial goiano foi inspirado no modelo paulista e procura pautar-se na Pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel, tentativa essa marcada por contradições, mas frutífera para a análise de práticas pedagógicas em jardins de infância no Brasil do início do século 19.
Palavras-chave: jardim de infância, história da educação regional, infância, teoria froebellana.
Abstract
This article aim is to discuss a important document produced in 1928 in the Capital of Goiás State: O Regulamento e o Programa do Jardim de Infância. This document contains some information’s about the concepts of childhood at this time in this State. The implementation of this kindergarten occurred surrounding by a new wave of optimism in Brazillan pedagogy influenced by the progressive education movement. This movement demanded a new conception of education and school which ones the Kindergarten had to follow. The document is full of contradiction, although, it is a rich source of analyzes about how the early childhood education was thought in Brazil during the earliest years of the twenty century.
Keywords: kindergarten, history of education, early childhood, froebel's theory.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.