As cartas e a escola: los manuales epistolares para niños en La España del siglo 20
Resumo
Se bem que não se pode duvidar que a leitura e a escrita constituíam os dois pólos principais em tomo dos quais se estruturava o programa educativo das décadas dos anos 30 e 40, igual de certo é que a presença da carta nas aulas no leva a considera-La como protagonista indiscutível no processo de aprendizagem das ditas capacidades. Iniciar a criança na arte epistolar era adestrá-la na leitura de documentos usuais da vida diária. Ademais, o exercício de redação que implicava a escrita da carta era fundamental para a aquisição de uma mínima competência gráfica para que a criança pudesse desenvolver -se com êxito no seio da sociedade, nas relações com os outros e, em fim, no conhecimento de si mesmo. Por tudo isto, o estudo da carta na escola pode aportar novas perspectivas para a análise da escrita e da leitura, das funções que estas assumem, as formas materiais em que se apresentam e a concepção que das mesmas se tem em uma sociedade e em um tempo específicos.
Palavras-chave: história da cultura escrita, educação, manuais epistolares.
Resumen
Si bien no se puede dudar que la lectura y la escritura constituían los dos payos principales en tomo a los cuales se estructuraba el programa educativo de las décadas de los idos 30 y 40, igual de cierto es que la presencia de La carta en las aulas nos lleva a consideraría como protagonista indiscutible en el proceso de aprendizaje de dichas capacidades. Iniciar al niño en el arte epístolar era adiestrarle en la lectura de documentos usuales en la vida diaria. Además, el ejercicio de redacción que implicaba la escritura de La carta era fundamental para la adquisición de una mínima competencia gráfica para que el niño pudiera desarrollarse con éxito en el seno de la sociedad, en Las relaciones con los otros y, en fin, en el conocimiento de sí mismo. Por todo ello, el estudio de La carta en la escuela puede aportar nuevas perspectivas para el análisis de la escritura y la lectura, de las funciones que éstas asumen, las formas materiales en las que se presentan y la concepción que de las mismas se tiene en una sociedad y tiempo específicos.
Palabras-clave: historia de la cultura escrita, educación, manuales epistolares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.