A favor do conhecimento histórico

Autores

  • José Fernando Kieling Universidade Federal de Pelotas.

Resumo

 

O artigo originou-se de exposição em seminário promovido pela Asphe em abril de 1999, sobre os parâmetros metodológicos para a História da Educação. Procura explicitar as peculiaridades dos referenciais da história, da pedagogia e da história da educação para a explicação da complexa realidade educacional.  Termina evocando, a partir de Marx, a radicalidade histórica - singular ou social - da construção das categorias e conceitos históricos.

Palavras-chave: história da educação, parâmetros metodológicos.

 

Abstract

This article stemmed from an oral exposition about the methodological parameters for the History of Education in the seminar promoted by Asphe. This paper tries to explain the peculiarities of the theoretical references of History, Pedagogy and the History of Education for the explanation of the complex educational reality. At last, this artic1e, based on Marx, evokes the individual and/or social history radicality of the construction of the historical concepts.

Keywords: history of education, methodological parameters.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Fernando Kieling, Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2012-06-22

Como Citar

Kieling, J. F. (2012). A favor do conhecimento histórico. Revista História Da Educação, 4(7), 107–115. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30098

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo