Apontamentos sobre a disciplina História da Educação na Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001)

Autores

  • Regina Quintanilha Azevedo, Clarisse Ismério Universidade da Região da Campanha.
  • Marilene Vaz Silveira Universidade da Região da Campanha.

Resumo

Resumo

A proposta deste trabalho é fazer um levantamento de dados sobre a disciplina de História da Educação, entre 1959 e 2001, no Curso de Pedagogia, na Universidade da Região da Campanha – URCAMP. Estes apontamentos servirão como contribuição para um futuro mapeamento sobre a disciplina da História da Educação no ensino superior no Brasil. O texto está dividido em três partes: primeiro o perfil da Universidade da Região da Campanha, na segunda parte focalizamos a disciplina de História da Educação no Curso de Pedagogia, nessa Instituição, entre 1959 e 2001, e no terceiro momento o trabalho das professoras da disciplina de História da Educação, atualmente, na URCAMP. Foi realizada uma investigação no arquivo morto da Diretoria de Ingressos e Registros (DIR) da URCAMP, nas pastas dos Registros Acadêmicos, no mesmo setor e no setor de Recursos Humanos da Instituição - nas pastas de professores, arquivo digital e no arquivo morto e na Biblioteca. Com um novo olhar na História da Educação foi realizada uma análise das diversas fontes entrecruzadas, tendo a preocupação de que esta apreciação sirva de aporte para novos trabalhos.

Palavras-chave: curso de Pedagogia; disciplina História da Educação; formação de professores.

 

Abstract

The proposal of this work is to make a data collecting on disciplines of History of the Education, between 1959 and 2001, in the Course of Pedagogy, in URCAMP (Universidade da Região da Campanha). These notes will serve as contribution for a future mapping on disciplines of History of the Education in superior education in Brazil. The text is divided in three parts: first the profile of the URCAMP, in the second part we focus on disciplines of History of the Education in the Course of Pedagogy, in this Institution, between 1959 - 2001 and at the third moment, the work of the teachers of disciplines of History of the Education, currently, in this University. It was made an inquiry in the archive dead of the Direction of Ingressions and Registers (DIR) of the URCAMP, in the folders of the Academic Registers, in the same sector and in the sector of Human Resources of the Institution - in the folders of professors, digital archive and in the archive dead and the Library. With a new look in the History of the Education was carried through an analysis of the diverse intercrossed sources, having the concern of that this appreciation serves of arrives in port for new works.

Keywords: Pedagogy courses; History of Education discipline; teacher formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Quintanilha Azevedo, Clarisse Ismério, Universidade da Região da Campanha.

Regina Quintanilha Azevedo é Professora de História da Educação e Metodologia dos Estudos Sociais (Curso de Pedagogia) na Universidade da Região da Campanha. Mestre em História da Educação (UFPel - RS).

Clarisse Ismério é Professora de História da Educação (Curso de Pedagogia) e Economia Brasileira (Curso de Administração) na Universidade da Região da Campanha. Doutora em História do Brasil (PUC– RS).

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Clarisse Ismério, R. Q. A., & Silveira, M. V. (2012). Apontamentos sobre a disciplina História da Educação na Universidade da Região da Campanha – Urcamp (1959-2001). Revista História Da Educação, 10(19), 275–294. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29418

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo