A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas

Autores

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo.

Resumo

Resumo

O artigo discorre sobre o ensino de História da Educação na Universidade de Passo Fundo, região norte do Rio Grande do Sul, fazendo dois movimentos: primeiro resgatando minimamente as idas e vindas do componente curricular na grade do curso de Pedagogia ao longo dos últimos 35 anos e, num segundo movimento, tecendo ponderações sobre a atual ementa do componente, lançando questões que apontem para o redimensionamento do ensino de História da Educação no âmbito institucional.

Palavras-chave: ensino de História da Educação; curso de pedagogia; redimensionamento do ensino.

 

Abstract

The article discourses about the teaching of History of the Education at the University of Passo Fundo, north region of the Rio Grande do Sul State, making two movements: the first one is a minimum rescue of the comings and gone of the grating's resume component of Pedagogia's Course through the past thirty and five years; and, on a second movement weaveeing balances about the current summary of the component, launching questions which points on respect to the new dimension of the teaching of History of the Education in the institucional scope.

Keywords: teaching of history of the education; Pedagogia's Course; new dimension of the teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani é Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora de História da Educação – Faculdade de Educação / Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2012-05-31

Como Citar

Esquinsani, R. S. S. (2012). A história da educação no curso de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo: aportes na história recente em busca de novas perspectivas. Revista História Da Educação, 10(19), 253–261. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29416

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo