Da "revolução francesa" ao "século XXI": algumas notas acerca do sistema educacional francês - From the "french revolution" to the XXI century: some comments regarding the french educational system

Autores

  • Nilce da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Resumo

Este artigo - fruto das reflexões do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão "Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar", certificado pela Universidade de São Paulo e que conta com o apoio do CNPq e da FAPESP, para trabalho de alfabetização junto a crianças, jovens e adultos em situação de risco social - apresenta algumas notas que favorecem a reflexão acerca da história da educação francesa. Terá como ponto de partida a Revolução Francesa e, tratará da temática até os dias atuais. Tal texto mostra-se interessante, na medida em que, muitos nós temos tivemos como paradigma de escolarização o modelo francês, ditado pela escola pública surgida sob os auspícios da Revolução Francesa guiada pelas palavras: Igualdade, fraternidade e liberdade. E, conforme pretendemos demonstrar, longe de ser uma realidade educacional, tal sistema foi mistificado e a representação que dele apreendemos serviu como guia ideológico para muitos países.

Palavras-chave: sistema educacional francês, modelo, representação.

 

FROM THE "FRENCH REVOLUTION" TO THE "XXI CENTURY: SOME COMMENTS REGARDING THE FRENCH EDUCATIONAL SYSTEM

Abstract

This article - fruit of the reflections of the Group of Research, Education and Extension "Acolhendo Alunos em Situação de Exclusão Social e Escolar: o papel da insituição escolar",certifyd by the University of São Paulo and that counts with the support of the CNPq and the FAPESP, to work about literacy with children, youngers and adults in a situation of social risk - presents some notes that promove the reflection concerning the history of the French education. It will have, as starting point, French Revolution and, it will deal with this thematic one until the current days. Such text reveals interesting, in the measure that many between us have had as paradigm the French model, dictated for the public school appeared under the auspices of the French Revolution guided by the words: Equality, fraternity and freedom. And, as we intend to demonstrate, far of being an educational reality, such system was a school mythification and its representation, that we learned, served as ideological guide for many countries.

Keywords: French education system, model, representation.

 

DE LA "REVOLUCIÓN FRANCESA" AL "SIGLO XXI": ALGUNAS NOTAS SOBRE EL SISTEMA EDUCACIONAL FRANCÉS

Resumen

Este artículo - fruto de las reflexiones del Grupo de Investigación, Enseñanza y Extensión "Acogiendo Alumnos en Situación de Exclusión Social y Escolar", certificado por la Universidad de São Paulo y que cuenta con el apoyo del CNPq y de la FAPESP, para trabajo de alfabetización junto a los niños, jóvenes y adultos en situación de riesgo social - presenta algunas notas que favorecen la reflexión sobre la historia de la educación francesa. Tendrá como punto de partida la Revolución Francesa y, tratará de la temática hasta los días actuales. Tal texto se muestra interesante, en la medida en que, muchos de nosotros tuvimos como paradigma de escolarización el modelo francés, dictado por la escuela pública surgida bajo los auspicios de la Revolución Francesa guiada por las palabras: Igualdad, fraternidad y libertad. Y, conforme pretendimos demostrar, lejos de ser una realidad educacional, tal sistema fue mistificado y la representación que de él aprehendemos sirvió como guión ideológico para muchos países.

Palabras-clave: sistema educacional francés, modelo, representación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilce da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Silva, N. da. (2012). Da "revolução francesa" ao "século XXI": algumas notas acerca do sistema educacional francês - From the "french revolution" to the XXI century: some comments regarding the french educational system. Revista História Da Educação, 11(23), 97–123. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29273

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo