Um Rio para estudante ver: engenhosidades na produção de cadernos escolares - A Rio de Janeiro to be seen by students: ingenuity in producing school notebooks

Autores

  • Ana Chrystina Venancio Mignot, Roberta Lopes da Veiga

Resumo

Resumo

Analisar as intenções que guiaram a produção e comercialização da Coleção Rio, editada pela Casa Cruz, para comemorar 110 anos de existência da papelaria, em parceria com a Tilibra, a maior fabricante de cadernos escolares do país, implica em discutir a expansão e desenvolvimento da indústria caderneira resultante da modernização do parque gráfico. Para tanto, assim como editais e matérias publicadas na imprensa sobre o concurso de pintura que deu origem à coleção, alguns impressos dirigidos aos comerciantes de artigos escolares, revista e catálogos de diversas indústrias do ramo, são as principais fontes de pesquisa, visto que permitem compreender tanto as concepções que têm dos estudantes, como as preocupações que informam e conformam a produção de cadernos escolares, que deixam de ser vistos como simples suportes da escrita escolar, para serem transformados em objeto de desejo do consumidor. As escolhas das imagens das capas dos cadernos fazem parte das estratégias para conquistar este consumidor privilegiado: artistas de novelas, cantores famosos, desenhos animados, personagens de filmes e jogadores de futebol, que agradem à maioria. Com a Coleção Rio, a Casa Cruz se sobressai ao fugir da temática predominante na produção caderneira. Ao colocar em destaque algumas paisagens da Cidade Maravilhosa, também revela algumas concepções e expectativas que tem do consumidor. Nas capas assinadas por artistas plásticos cariocas, que estampam pontos turísticos e monumentos, a papelaria veicula a imagem que gostaria de perpetuar: uma cidade sem violência, medo, exclusão, uma cidade para estudante ver, amar, preservar.

Palavras-chave: cadernos escolares, produção, comercialização.

 

A RIO DE JANEIRO TO BE SEEN BY STUDENTS: INGENUITY IN PRODUCING SCHOOL NOTEBOOKS

Abstract

Any attempt to analyze the intentions which have guided the production and commercialization of Rio Collection, edited by Casa Cruz stationery store to celebrate its 110th anniversary, having Tilibra (the major Brazilian producer of school notebooks) as partner, implies discussing the expansion of this industrial activity due to the modernization of the graphical park. Research sources have consisted of proclamations and news on the painting competition which gave origin to the collection, as well as other printed materials, such as magazines and catalogues, directed to school articles' traders, so as to grasp the conceptions of students that inform and conform school notebooks not only as supports to writing, but also as objects of desire by consumers. The choice of cover images is part of the strategies to conquer privileged consumers: TV artists, famous singers, comic strips, movie characters and soccer players tend to please most of them. With Rio Collection, Casa Cruz becomes outstanding exactly for avoiding common place strategies. By stressing landscapes of the Wonderful City, it also conveys conceptions and expectations regarding consumers. In the covers signed by artists from Rio de Janeiro, showing tourist points and monuments, the stationery store propagates the image it would like to perpetuate: a city with no violence, fear, exclusion, for the students to see, love and preserve.

Keywords: school notebooks, production, trading.

 

UN RIO PARA ESTUDIANTE VER: INGENIOSIDADES EN LA PRODUCCIÓN DE CUADERNOS ESCOLARES

Resumen

Analisar las intenciones que guiaron la producción y comercialización de la Colección Rio, editada por Casa Cruz, para conmemorar 110 años de existencia de la papeleria, en sociedad con Tilibra, la mayor empresa fabricante de cuadernos escolares del país, implica en discutir la expansión y desenvolvimiento de la industria cuadernera resultante de la modernización del parque gráfico. Para tanto, así como editales y materias publicadas en la imprensa sobre el concurso de pintura que dió origem a la colección, algunos impresos dirigidos a los comerciantes de artículos escolares, revista y catálogos de diversas industrias del ramo, son las principales fuentes de pesquisa, visto que permiten comprender tanto las concepciones que tienen de los estudiantes, como las preocupaciones que informan y conforman la producción de cuadernos escolares, que dejan de ser vistos comosimple soporte de la escrita escolar, para ser transformados en objeto de deseo del consumidor.Las elecciones de las imágenes de las tapas de los cuadernos hacen parte de las estratégias para conquistar este consumidor privilegiado: artistas de novelas, cantores famosos, dibujos animados, personajes de películas y jugadores de fútbol, que agraden a la mayoria. Con la Colección Río,la Casa Cruz se destaca al uir de la temática predominante en la producción cuadernera. Al colocar en destaque algunos paisajes de la Ciudad Maravillosa, también revela algunas concepciones y expectativas que tiene del consumidor. En las tapas firmadas por artistas plásticos cariocas, que estampan puntos turísticos y monumentos, la papeleria veicula la imagen que le gustaría perpetuar: una ciudad sin violencia, miedo, exclusión, una ciudad para estudiante ver, amar, preservar.

Palabras-clave: cuadernos escolares, producción, comercialización.

 

UN "RIO" POUR QUE LÊS ÉTUDIANTS VOIENT: DÊS INGÉNIOSITÉS DANS LA PRODUCTION DÊS CAHIERS SCOLAIRES

Résumé

Analyser les intentions qui ont guidé la production et la commercialisation de la Collection Rio, editée par la Casa Cruz pour commémorer les 110 ans d'existence de la papeterie, en association avec la Tilibra, la plus grande fabricante de cahiers scolaires du pays, suppose discutir l'expansion et le développement de l'industrie de cahiers qui resulte de la modernisation du parc graphique. Pour cela, ainsi que des affiches et dês matières publiées dans l apresse sur lê concours de peinture qui a déterminé la collection, quelques imprimés adressés aux marchands d'articles scolaires – des revues et des catalogues de plusieurs industries du secteur, sont les principaux sources de recherce, puisqu'ils permettent comprendre les conceptions qu'ils ont des étudiants aussi que les préoccupations qui informent et conforment la production dês cahiers scolaires quin e sont plus vus comme des simples supports de l"écriture scolaire pour être transformes en objet de sonhait duconsommateur. Les choix des images des couvertures appartiennent aux stratégies pour conquérir ce consommateur privilégié: des artistes de feuilletons, des chanteurs fameux, des dessins animes, des personnages de films et des joueurs de football qui plaisent la plupart des gens. Avec la Collection Rio, la Casa Cruz se détache quand elle échappe de la thématique prédominante dans la production de cahiers. En détachant quelques paysages de la Cidade Maravilhosa (Ville Merveilleuse), elle revele aussi quelques conceptions et expectatives vers le consommateur. Dans les couvertures signées par des artistes plastiques "cariocas" (nés à Rio), qui estampent des points touristiques et des monuments, la papeterie propage l'image qu'elle aimerait perpétuer: une ville sans violence, sans peur, sans exclusion, une ville pour que les étudiants voient, aiment, préservent.

Mots-clé: cahiers scolaires, production, commercialisation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Chrystina Venancio Mignot, Roberta Lopes da Veiga

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Roberta Lopes da Veiga, A. C. V. M. (2012). Um Rio para estudante ver: engenhosidades na produção de cadernos escolares - A Rio de Janeiro to be seen by students: ingenuity in producing school notebooks. Revista História Da Educação, 12(24), 225–247. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29250

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo